Cidadãos de nacionalidade russa e bielorussa estão a reportar dificuldades na abertura de conta em Portugal, avança o ‘Expresso’, adiantando que há já dezenas de situações desse tipo.
Devido à invasão da Rússia à Ucrânia, foram aplicadas diversas sanções a bancos russos e bielorrussos, com os quais os congéneres portugueses não podem fazer transações, havendo cidadãos proibidos de receber verbas e transferências impedidas.
Por esse motivo, adianta o jornal, os bancos portugueses têm de perceber quem é o cliente que está a colocar dinheiro, na abertura de conta, ou a tentar transferir recursos, recusando a operação se este fizer parte da lista de sancionados.
Assim, há vários casos de cidadãos russos e até bielorrussos que dizem enfrentar dificuldades na relação bancária, que não sentiam antes da invasão à Ucrânia. A CGD, o BCP e o Novo Banco são os mais referidos por recusas de clientes, segundo o ‘Expresso’.
O jornal cita um exemplo dado pela advogada russa, Irina Akhmetova, que recebeu um email a referir que os seus clientes russos não poderiam abrir contas no Novo Banco.
“Devido à situação internacional relacionada com a tensão militar existente entre a Rússia e a Ucrânia e aos regimes de sanções internacionais e medidas restritivas da União Europeia, que quase todos os dias têm sofrido alterações, temos suspensas preventivamente as aberturas de contas de clientes (particulares e empresas) que tenham ligações/relações com a Rússia”, lia-se.
Apesar desta situação, os grandes bancos nacionais enjeitam a acusação de discriminação por nacionalidade.














