Chuva torrencial, rajadas de vento de 110 km/h e trovoada: A partir desta hora a depressão Cláudia agrava-se (e vai afetar mais estas zonas)

A partir do final da tarde desta quarta-feira a depressão Claudia deverá intensificar-se e provocar um agravamento significativo do estado do tempo em Portugal continental, com chuva forte e persistente e vento intenso em vários distritos.

Pedro Gonçalves
Novembro 12, 2025
17:45

A partir do final da tarde desta quarta-feira a depressão Claudia deverá intensificar-se e provocar um agravamento significativo do estado do tempo em Portugal continental, com chuva forte e persistente e vento intenso em vários distritos. De acordo com as previsões do portal especializado Tempo.pt, os efeitos mais severos da tempestade serão sentidos durante a esta noite e na madrugada de amanhã, quinta-feira, com diversos avisos laranja emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A depressão, que se encontra posicionada a noroeste da Península Ibérica, está a gerar um episódio meteorológico de grande impacto, com influência direta sobre o Atlântico Norte, estendendo-se desde os arquipélagos da Madeira e Canárias até toda a costa atlântica europeia. Segundo o meteorologista Alfredo Graça, citado pelo Tempo.pt, “Claudia é a terceira tempestade atlântica de grande intensidade a ser nomeada nesta temporada” e está a canalizar para Portugal “um fluxo muito acentuado de ventos de Sul e uma extensa faixa de humidade tropical”.

Desde o início da manhã, os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto estiveram sob aviso laranja de precipitação forte e persistente, em vigor até às 15h00. Apesar da ligeira atenuação prevista para o final da tarde, a situação voltará a agravar-se a partir das 21h00, altura em que o mau tempo se tornará mais generalizado. O Tempo.pt avança que a frente fria estacionária associada à depressão Claudia vai intensificar a precipitação e alargar a sua influência a grande parte do território continental, com destaque para o litoral e regiões montanhosas expostas ao Atlântico.

Durante a noite desta quarta-feira e a madrugada de quinta-feira, dez distritos — Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Beja e Setúbal — passarão também a aviso laranja devido à chuva forte e persistente, que poderá prolongar-se até às 09h00 de quinta-feira. No Algarve, o distrito de Faro ficará sob o mesmo nível de alerta entre as 21h00 de hoje e as 15h00 de amanhã, enquanto Bragança, Évora, Portalegre e Vila Real permanecem em aviso amarelo. A precipitação poderá ser acompanhada de trovoada, sobretudo nas regiões do Centro e Sul, e pontualmente no litoral Norte, nomeadamente na Área Metropolitana do Porto.

O vento forte será outro fator de preocupação. Para quinta-feira, o IPMA prevê rajadas que poderão atingir 80 km/h no litoral e entre 90 e 110 km/h nas zonas de serra, o que levou à emissão de aviso amarelo para vários distritos — Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro. O vento mais intenso deverá ocorrer durante a madrugada e manhã de quinta-feira, começando a diminuir de intensidade apenas ao final da noite. O IPMA dá também contra de trovoadas durante toda a noite.

A agitação marítima também preocupa as autoridades: ondas até 4,5 metros de altura estão previstas para a costa ocidental, com aviso amarelo ativo até às 15h00 desta quarta-feira. Apesar de se prever algum desagravamento ao longo da quinta-feira, o mau tempo no mar vai persistir nos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, onde os avisos de ondulação forte se manterão até sexta-feira, 14 de novembro.

As previsões do Tempo.pt apontam ainda para uma nova vaga de precipitação na sexta-feira, com a depressão Claudia a deslocar-se lentamente para o noroeste de Portugal. A aproximação de novas frentes trará mais chuva moderada a forte, particularmente nas regiões Norte e Centro e na Área Metropolitana de Lisboa, mantendo-se 18 distritos sob aviso amarelo, e espera-se que o mau tempo continue durante o fim de semana.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.