Chuva gelada” e condições de gelo causam o caos nas viagens na Europa

Autoridades aconselham os passageiros a verificarem as últimas atualizações antes de seguirem viagem, numa altura em que o mau tempo continua a afetar aeroportos e transportes públicos

Francisco Laranjeira
Janeiro 13, 2026
15:13

A chuva gelada e as condições de gelo estão a provocar perturbações generalizadas nas viagens na Europa Central e de Leste, levando ao adiamento e cancelamento de voos em países como Rep. Checa, Áustria, Eslováquia e Hungria. As autoridades aconselham os passageiros a verificarem as últimas atualizações antes de seguirem viagem, numa altura em que o mau tempo continua a afetar aeroportos e transportes públicos, de acordo com a ‘Euronews’.

O aeroporto de Viena, um dos mais movimentados da região, suspendeu temporariamente os voos esta terça-feira, com atrasos a prolongarem-se ao longo do dia. Em Praga, o Aeroporto Václav Havel foi obrigado a limitar as chegadas, enquanto o aeroporto internacional da Eslováquia esteve encerrado durante várias horas devido às condições meteorológicas adversas.

Na Hungria, todas as partidas e chegadas do Aeroporto Internacional Ferenc Liszt, em Budapeste, foram suspensas devido a “chuva gelada e condições de gelo extremas”, segundo o ministro dos Transportes, János Lázár. O aeroporto reabriu pelas 13h, mas os passageiros foram alertados para novos atrasos e cancelamentos.

Em Viena, os voos de chegada chegaram a ser desviados para aeroportos como Munique, Frankfurt, Colónia e Veneza, enquanto as partidas registaram atrasos significativos. As operações começaram a ser retomadas gradualmente ao final da manhã, segundo informações avançadas à agência de notícias austríaca.

Transportes públicos e ferroviários afetados

A vaga de frio teve também impacto nos transportes públicos. Em Budapeste, os serviços de elétrico foram afetados pelo gelo acumulado, após os fortes nevões registados na semana anterior. Vários serviços ferroviários nacionais e internacionais foram igualmente cancelados ou sofreram atrasos.

Na Áustria, a operadora ferroviária ÖBB alertou para atrasos no norte e no leste do país, incluindo Viena, e apelou ao adiamento de deslocações não urgentes. Alguns serviços continuam limitados ou a ser substituídos por autocarros.

Estradas condicionadas e frio intenso

Na Rep. Checa, as autoridades confirmaram o cancelamento de alguns comboios e autocarros, com atrasos de várias horas na principal estação ferroviária da capital. A autoestrada D8, em direção à Alemanha, esteve encerrada devido a um acidente do lado alemão, numa altura em que partes do leste da Alemanha registavam estradas cobertas de gelo.

Na Roménia, após nevões intensos na última semana, algumas regiões previam temperaturas tão baixas como -13 graus Celsius, levando várias escolas a transferirem as aulas para o regime online. O serviço meteorológico húngaro indicou ainda a possibilidade de queda de neve significativa no leste do país, enquanto no oeste era esperada chuva e chuva gelada, segundo a ‘Euronews’.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.