Algumas petrolíferas que operam em Portugal e Espanha passam a dar descontos na gasolina e no gasóleo entre 10 e 14 cêntimos por litro… mas só no país vizinho. Por cá, só a Galp é que adotou esta semana uma medida semelhante, com um desconto que vai até aos 6 cêntimos por litro.
Para além desta decisão, o Governo espanhol ainda avançou com um “desconto” total de 20 cêntimos por litro no preço do combustível até 30 de junho, em que 15 cêntimos ficam a cargo do governo e pelo menos 5 cêntimos ficam a cargo das petrolíferas no preço final ao consumidor, sendo que algumas já anunciaram descontos maiores.
A Cepsa, por exemplo, vai iniciar a 1 de abril um desconto direto de 10 cêntimos por litro para todos os clientes em Espanha e em todos os seus 1.500 postos de abastecimento pelo país. Estes 10 cêntimos vão somar-se aos 15 cêntimos do governo, o que deixa os clientes da Cepsa a poder obter um desconto até 25 cêntimos por litro, apenas se preencherem o requisito de aderir ao programa ‘Porque Tú Vuelves’.
Contactada pela ‘Executive Digest’, a Cepsa em Portugal disse que, de momento, não tem qualquer informação a avançar sobre um possível desconto ou redução do preço dos combustíveis em território nacional.
Já a Repsol, que iniciou a redução dos preços em Espanha, já tem em vigor um desconto de 10 cêntimos por litro em todos os combustíveis, para todos os clientes que usam a aplicação de pagamento Waylet, assim como um desconto no mesmo valor para os clientes que paguem com o cartão Solred. A estes 10 cêntimos também irão ser somados os 15 cêntimos do governo, pelo que o desconto total pode ir até aos 25 cêntimos por litro, como a Cepsa.
À ‘Executive Digest’, a Repsol em Portugal explicou que este aumento é apenas uma questão do mercado espanhol, acrescentando que o mercado nacional tem esquemas promocionais completamente diferentes dos que existem em Espanha. A petrolífera explicou ainda que tem campanhas em curso em território nacional, nomeadamente um desconto imediato de 9 cêntimos por litro em produtos Repsol Neotech e AutoGás, se a compra for feita com um cartão de parceiro associado ao Repsol Move.
Por fim, a BP anunciou o maior aumento das três, com um desconto máximo de 14 cêntimos por litro nos seus combustíveis para transportadores profissionais, que vai depender do tamanho da frota, para quem possua o cartão Routex. Para os clientes particulares, a empresa vai oferecer um desconto máximo de 12 cêntimos através do cartão ‘My BP’ ao aderir à promoção ‘Ahorro de Locos’.
Acumulando com os 15 cêntimos do governo, o desconto total na BP, para transportadores profissionais, pode chegar aos 29 cêntimos por litro e para clientes particulares aos 27 cêntimos.
A ‘Executive Digest’ contactou também a BP e continua à espera de comentário da petrolífera.
As petrolíferas em Portugal
Em território nacional, algumas petrolíferas também já tomaram medidas. A Galp anunciou esta segunda-feira que vai disponibilizar aos seus clientes um desconto adicional de 6 cêntimos por litro de combustível nos seus postos de abastecimento durante o mês de abril através da através da App Mundo Galp.
Assim, os clientes que têm registo na aplicação poderão utilizar o desconto nos postos aderentes de Portugal continental, Madeira e Açores. A campanha começa hoje e dura até 30 de abril nos postos do continente e começa a 30 de março na Madeira e nos Açores.
Contactada pela nossa publicação, a Galp diz que, por agora, a redução divulgada está a vigorar apenas em Portugal, não tendo sido aplicado o mesmo desconto em Espanha por agora.
A Prio já tinha anunciado na semana passada uma redução adicional de 2 cêntimos nos combustíveis, para além do habitual desconto de 10 cêntimos por litro que a marca já pratica, e confirmou à ‘Executive Digest’ que iria manter esse desconto, perante o anúncio da concorrente Galp.
“A Prio assume um papel ativo na procura de soluções para a crise e junta-se ao Estado português no esforço para reduzir o impacto da alta de preços dos combustíveis no bolso dos portugueses”, informou a petrolífera no comunicado.














