Carros elétricos sob ataque: hackers finlandeses invadem estação de carregamento e divertem-se a jogar “Doom”

Episódio aconteceu durante a competição de cibersegurança ‘Pwn2Own Automotive 2026’, realizada recentemente em Tóquio, e rendeu à equipa Juurin Oy um prémio de 20.000 dólares

Automonitor
Fevereiro 4, 2026
12:20

Uma equipa de hackers finlandeses conseguiu executar o clássico jogo de tiro em primeira pessoa “Doom” num ecrã de uma estação de carregamento rápido de veículos elétricos da Alpitronic, empresa europeia líder no setor e fornecedora da rede Ionity. O episódio aconteceu durante a competição de cibersegurança ‘Pwn2Own Automotive 2026’, realizada recentemente em Tóquio, e rendeu à equipa Juurin Oy um prémio de 20.000 dólares.

Segundo a publicação ‘BILD’, o acesso ao software da estação de carregamento HYC50 só foi possível devido a condições operacionais específicas: o ataque ocorreu durante uma atualização de software, exigindo acesso físico à estação e à interface web. A Alpitronic confirmou que “durante a competição, vários ataques à nossa estação de carregamento foram bem-sucedidos”, mas ressalvou que a vulnerabilidade explorada pela equipa finlandesa é limitada a estas condições.

“A nossa participação tinha como objetivo identificar possíveis vulnerabilidades logo no início e aprender com os insights obtidos antes que pudessem ser explorados na prática”, declarou a empresa à ‘AUTO BILD’.

Riscos para veículos e energia elétrica

O especialista em cibersegurança Aapo Oksman, diretor da equipa Juurin Oy, explicou que o ataque poderia ter permitido não apenas a execução de jogos, mas também o desvio de energia ou a instalação de malware em carros elétricos ligados à estação. “Tínhamos controlo total sobre o dispositivo. Também poderíamos ter usado a linha para instalar software malicioso nos veículos conectados para carregamento”, afirmou.

A Alpitronic garantiu que está a trabalhar para corrigir a vulnerabilidade, salientando que todos os participantes da competição assinaram acordos de confidencialidade para impedir a divulgação de detalhes sensíveis.

Colaboração entre indústria e especialistas

A Pwn2Own Automotive faz parte de uma iniciativa contínua entre fabricantes e especialistas em segurança, com o objetivo de testar e proteger softwares de veículos elétricos e estações de carregamento contra falhas e ataques cibernéticos. Para a Alpitronic, a experiência proporcionou dados valiosos para reforçar a segurança das suas estações.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.