Caos no Eurotúnel com comboios paralisados e filas de trânsito intermináveis entre Inglaterra e França

Todas as ligações ferroviárias entre Londres e o continente europeu através do Eurotúnel foram suspensas esta terça-feira, depois de um problema grave na rede de abastecimento de energia no túnel do Canal da Mancha.

Pedro Gonçalves
Dezembro 30, 2025
14:37

Todas as ligações ferroviárias entre Londres e o continente europeu através do Eurotúnel foram suspensas esta terça-feira, depois de um problema grave na rede de abastecimento de energia no túnel do Canal da Mancha. A situação provocou o cancelamento total dos serviços da Eurostar num dos períodos mais movimentados do ano, deixando milhares de passageiros retidos e gerando longas filas de trânsito nas zonas de acesso ao túnel, sobretudo no sul de Inglaterra e no norte de França.

Segundo a agência Reuters, a interrupção teve origem numa falha no fornecimento de energia no Eurotúnel, situação que afetou não só os comboios de passageiros entre Londres e Paris, como também o serviço Le Shuttle, responsável pelo transporte de veículos através do túnel. A Eurostar admitiu que dificilmente haverá ligações ferroviárias ao longo do dia, embora espere conseguir retomar a circulação a tempo de permitir que os passageiros cheguem aos seus destinos antes da passagem de ano.

O porta-voz da Eurostar, citado pela Reuters, recusou avançar um prazo concreto para a retoma dos serviços e não revelou quantos passageiros foram afetados. No site oficial, a empresa alerta para “graves atrasos” e aconselha os passageiros a adiarem as viagens. “Devido a um problema no fornecimento de energia no Eurotúnel e a uma falha subsequente no comboio Le Shuttle, aconselhamos fortemente todos os passageiros a adiarem a sua viagem para uma data futura”, lê-se na nota divulgada.

O impacto foi particularmente visível no transporte rodoviário. Um comboio do serviço Le Shuttle chegou a ficar imobilizado no interior do túnel, tendo sido posteriormente retirado, com todos os passageiros em segurança. No entanto, a suspensão do serviço fez com que centenas de viaturas ficassem presas, sem alternativa de passagem, provocando filas de trânsito extensas. Imagens divulgadas pelos meios de comunicação britânicos mostram carros amontoados e condutores retidos durante horas, sobretudo na zona de Folkestone, ponto de embarque para Calais.

A empresa que gere a rede ferroviária inglesa confirmou igualmente a existência da falha e o cancelamento de várias ligações. A National Rail aconselhou os passageiros a verificarem o estado dos serviços antes de viajar e a evitarem deslocações desnecessárias. “Por favor, não se dirijam às estações a menos que tenham um bilhete válido para viajar”, alertou a entidade, sublinhando que várias rotas continuam afetadas.

Para além das ligações entre Londres e Paris, a Eurostar assegura também viagens internacionais para Bruxelas, Amesterdão e a Disneyland Paris, todas impactadas pela interrupção. Em 2024, a empresa registou um recorde histórico de 19,5 milhões de passageiros transportados, tornando este bloqueio particularmente significativo num período de elevado fluxo turístico e de viagens associadas às festividades de fim de ano.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.