Portugal prepara-se para enfrentar novamente temperaturas elevadas a partir desta quinta-feira, após alguns dias de alívio térmico. Os termómetros deverão subir sobretudo no interior centro e sul, com valores que podem atingir os 33 ºC, abrindo caminho para um fim de semana marcado por calor intenso, antes de uma provável descida no domingo, 24 de agosto.
Depois de uma prolongada onda de calor que marcou a primeira metade de agosto, com valores próximos dos 45ºC em alguns pontos do país, os últimos dias trouxeram algum alívio. A mudança verificou-se a partir de segunda-feira, 18 de agosto, graças à influência de uma corrente de noroeste que trouxe massas de ar mais fresco, acompanhadas de nebulosidade matinal e vento moderado.
Ontem, esse padrão ainda se manteve, com máximas amenas, céu pouco nublado e rajadas que chegaram aos 65 km/h nas terras altas e na faixa costeira. O cenário foi, no entanto, curta duração. Já hoje, as temperaturas vão subir de forma significativa no interior centro e sul, onde se esperam máximas a rondar os 33 ºC, segundo as previsões do portal especializado Tempo.pt. O céu deverá manter-se pouco nublado, mas em várias zonas costeiras poderá formar-se nevoeiro durante a manhã.
As autoridades alertam ainda para a diminuição da humidade relativa do ar e o aumento do vento, fatores que agravam o risco de incêndio.
Na sexta-feira, a tendência de aquecimento será ainda mais evidente. Os distritos de Castelo Branco, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja poderão registar máximas entre 35 ºC e 36 ºC, enquanto no Algarve oriental (Sotavento) se preveem valores próximos dos 35 ºC.
Já no litoral, o contraste será notório: as temperaturas deverão manter-se entre 20 ºC e 25 ºC, acompanhadas de nortada moderada.
O calor atingirá o seu auge entre sexta-feira e sábado, 23 de agosto, quando várias regiões a sul do Tejo poderão registar anomalias térmicas positivas de até 11 ºC em relação à média da época. Apesar de intenso, este episódio não deverá atingir a severidade da primeira quinzena do mês.
Segundo as previsões, o calor começará a ceder no domingo, 24 de agosto. A descida das temperaturas estará associada à interação entre o furacão Erin, atualmente no Atlântico, e o anticiclone dos Açores, sistemas que têm condicionado o regime atmosférico na região.
Em Lisboa, prevê-se céu parcialmente nublado, com máximas a rondar os 31 ºC no sábado e 29 ºC no domingo. No norte, os termómetros poderão atingir os 33 ºC no sábado, descendo depois para 28 ºC no domingo. No centro interior, a quebra será de 36 ºC para 33 ºC, enquanto no sul as temperaturas deverão rondar os 29 ºC, com céu geralmente limpo.
Os modelos meteorológicos apontam ainda para o regresso da precipitação já na segunda-feira, 25 de agosto, em especial na região norte. No entanto, os especialistas sublinham que é cedo para conclusões definitivas sobre o comportamento do tempo na próxima semana, uma vez que a evolução depende em grande medida da trajetória do furacão Erin.














