Calor anómalo mantém-se hoje mas vêm aí novo fenómeno que promete mudar o cenário no fim de semana

O sol vai predominar na maioria das regiões, mas os primeiros sinais de mudança começam a surgir, sobretudo com o aumento de nebulosidade previsto para a tarde no litoral Norte e Centro.

Executive Digest
Outubro 2, 2025
6:30

Portugal continental continua esta quinta-feira com calor sob a influência de condições meteorológicas estáveis e quentes, impulsionadas pela proximidade do anticiclone. O sol vai predominar na maioria das regiões, mas os primeiros sinais de mudança começam a surgir, sobretudo com o aumento de nebulosidade previsto para a tarde no litoral Norte e Centro.

De acordo com as previsões meteorológicas do portal especializado LusoMeteo.pt, as temperaturas vão manter-se acima da média climatológica, com anomalias positivas que em alguns pontos do litoral poderão chegar aos 6 ºC acima do normal. Os distritos mais quentes serão Lisboa e Beja, onde os termómetros podem atingir os 31 ºC, enquanto em Braga e Vila Real as máximas rondarão também valores elevados para esta altura do ano.

No interior Centro e Sul, em regiões como Beira Baixa, Ribatejo, Alentejo e Alto Alentejo, as máximas poderão ultrapassar os 30 ºC, prolongando a vaga de calor fora de época que já se sente desde o início da semana. As mínimas mantêm-se elevadas a sul do Tejo, com locais onde não descerão abaixo dos 20 ºC, originando as chamadas noites tropicais.

Para sexta-feira, apesar de o anticiclone continuar a influenciar Portugal continental, os efeitos de uma ciclogénese explosiva em desenvolvimento no Atlântico Norte, que deverá atingir em força as Ilhas Britânicas, começarão a fazer-se sentir indiretamente no país.

O céu ficará progressivamente mais nublado de norte para sul, devido à aproximação de uma frente associada a esta depressão. O vento, de nor-noroeste, manter-se-á moderado, mas já com tendência para reforçar. Ainda assim, o tempo continuará seco e relativamente quente, sem previsão de precipitação.

A situação meteorológica deverá alterar-se de forma mais evidente no sábado. A frente associada à depressão que impactará o Reino Unido e a Irlanda deverá atravessar o norte da Península Ibérica, podendo trazer chuvisco ou chuva fraca ao litoral Norte de Portugal.

O fenómeno mais marcante será, no entanto, o vento. Estão previstas rajadas até 50 km/h no litoral Oeste, sobretudo nos distritos de Leiria e Lisboa, e também em zonas montanhosas do extremo Norte, como no distrito de Vila Real.

As temperaturas irão registar uma descida acentuada no interior Norte e Centro e em partes da Região Sul, interrompendo o ciclo de calor anómalo que se vinha a verificar.

Apesar da descida prevista para sábado, o cenário não deverá prolongar-se. Já no domingo, os modelos meteorológicos apontam para uma nova subida das temperaturas diurnas, com regresso do panorama de estabilidade atmosférica, calor acima da média e ausência de chuva significativa.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.