A Católica Porto Business School tem vindo a afirmar-se como uma referência no ensino da gestão, tanto em Portugal como a nível internacional, através de uma aposta consistente na inovação pedagógica, na investigação aplicada e numa forte ligação ao tecido empresarial. Neste contexto, a sustentabilidade e os critérios ESG assumem um papel cada vez mais central, tanto na formação de futuros líderes como na transformação das organizações. Em entrevista à Executive Digest, João Pinto, dean da instituição, explica como a Católica Porto Business School integra estes princípios nas suas licenciaturas, mestrados e programas para executivos, e de que forma tem contribuído activamente para o avanço da investigação e da prática empresarial sustentável.
A Católica Porto Business School tem-se destacado no panorama nacional e internacional nos vários níveis de ensino: licenciaturas, mestrados, formação para empresas, formação para executivos. Para começar, poderia partilhar a sua visão sobre a importância crescente da sustentabilidade e dos critérios ESG no ensino e na prática empresarial?
A sustentabilidade e os critérios ESG não são mais apenas tendências, mas sim pilares fundamentais para o futuro dos negócios e da sociedade. O contexto actual, marcado por desafios ambientais, sociais e de governação cada vez mais complexos, exige líderes com uma visão holística e a capacidade de integrar estes princípios nas estratégias e operações das suas organizações. Nos vários níveis de ensino, é nossa responsabilidade preparar as novas gerações de gestores e executivos para liderar esta transição. E já o fazemos há muitos anos. A Católica Porto Business School introduziu estes temas há já mais de 25 anos, em vários módulos e disciplinas e nos vários níveis de ensino, licenciaturas, mestrados, pós-graduações, MBA e formação de executivos no geral, em programas à medida ou programas abertos. Na prática empresarial, vemos que as empresas que adoptam uma abordagem proactiva à sustentabilidade não só mitigam riscos, como também criam valor a longo prazo, atraem talentos e fortalecem a sua reputação. É um imperativo para o crescimento a médio e longo prazo e a competitividade.
A Católica Porto Business School tem demonstrado um forte compromisso com esta área, visível na sua oferta de programas executivos e na criação de centros de investigação. Como se traduz esta aposta estratégica no dia-a-dia da escola?
O nosso compromisso com a sustentabilidade é transversal e profundamente enraizado na nossa missão. No dia-a-dia, isso manifesta-se em diversas frentes.
Por um lado, na nossa oferta de programas executivos abertos na área de “Ética e Sustentabilidade”, que inclui formações como o Curso Executivo de Chief Sustainability Officer, o programa de Ética, Compliance e Whistleblowing, e a Pós-Graduação em Sustentabilidade e Regeneração. Fomos a primeira business school em Portugal a lançar uma Pós-Graduação específica nesta área. Agora mesmo, lançamos também, em parceria com a Universidade dos Açores, uma Pós-Graduação em Gestão Sustentável que vai arrancar em Outubro, em Angra do Heroísmo.
Também na formação à medida fazemos por incluir sempre módulos ligados ao ESG. E estamos especialmente focados nos programas incompany na área de Sustentabilidade. Todos estes programas visam dotar os profissionais das ferramentas e do mindset necessários para liderar a transformação sustentável nas suas organizações.
Mas também temos vindo a inovar com formatos intensivos e focados. As nossas Executive Immersive Weeks são um exemplo disso. São programas de uma semana concebidos para explorar temas inovadores e altamente relevantes para o ambiente empresarial actual. Com base neste enquadramento, temos ofertas dedicadas à sustentabilidade, como as semanas imersivas em “AI for Sustainable Business”, “Innovation and Sustainability”, e “ESG and Corporate Strategy”. Estes programas compactos permitem que os executivos aprofundem conhecimentos em áreas críticas, obtenham insights práticos e se conectem com uma rede de pares e especialistas, num formato que se adapta às suas agendas preenchidas.
Adicionalmente, o nosso compromisso manifesta-se também através da investigação. Para além da investigação académica feita através do nosso CEGE – Centro de Estudos em Gestão e Economia, este ano lançamos o Católica Centre for Thriving Futures (CCTF). O CCTF é um centro de investigação multidisciplinar da Universidade Católica Portuguesa que reúne a expertise da Católica Porto Business School, da Faculdade de Direito e da Escola Superior de Biotecnologia da UCP, focando-se em investigação aplicada e interdisciplinar sobre tendências e melhores práticas em políticas públicas, tecnologia e finanças para moldar um futuro melhor. Colaboramos com parceiros estratégicos como a Galp, garantindo que a nossa investigação tem um impacto real. Além disso, para a direcção do novo centro, contratamos Wayne Visser, professor catedrático com uma forte experiência de ligação às empresas, autor de mais de 40 livros sobre sustentabilidade e Fellow e director de programas no Cambridge Institute for Sustainability Leadership, o que permite trazer expertise adicional muito relevante para liderar a inovação e a investigação aplicada nesta área.
E, claro, temos o INSURE.Hub, um ecossistema de inovação e pesquisa dedicado à sustentabilidade e regeneração, que co-dirijo, e que reúne a Católica Porto Business School, a Escola Superior de Biotecnologia da UCP e também a Planetiers. O INSURE.Hub actua como um catalisador para a colaboração entre academia, empresas e sociedade civil, promovendo soluções inovadoras para os desafios de sustentabilidade e regeneração. Acreditamos que a sinergia entre ensino de excelência e investigação de ponta é crucial para impulsionar a mudança. E já reunimos nesta plataforma mais de 100 organizações e vamos realizar a nossa 5.ª conferência internacional anual, a 29 e 30 de Outubro, na Católica no Porto.
A Católica Porto Business School é reconhecida pelo seu estatuto “Triple Crown” e pela presença nos rankings do Financial Times das 100 Melhores Escolas Europeias. Como é que estas distinções validam e reforçam o foco da escola na sustentabilidade?
O reconhecimento pelo Financial Times, que nos posiciona entre as Top 100 Business Schools europeias, e a tripla acreditação internacional da EQUIS, AMBA e AACSB – conhecida como “triple crown” -, que nos coloca num grupo restrito de 1% das escolas de negócio a nível mundial, são validações externas da nossa excelência e rigor académico. Estas acreditações e rankings não apenas atestam a qualidade de todos os nossos programas, corpo docente e investigação, mas também, cada vez mais, consideram a nossa integração de temas como a sustentabilidade, regeneração, governance, sentido humanista e ética.
Para as agências de acreditação, a relevância do ensino de sustentabilidade e responsabilidade social é um critério fundamental. Ser uma escola triplamente acreditada pela EQUIS, AMBA e AACSB significa que estamos a par das melhores práticas globais em todas as dimensões, incluindo a formação de líderes para um futuro sustentável. Isto reforça a nossa credibilidade e atrai estudantes e parceiros que valorizam uma educação de alta qualidade com um forte pendor ético e social. É uma prova de que estamos a formar gestores não apenas competentes, mas também conscientes e responsáveis.
Falou do INSURE.Hub. Poderia aprofundar um pouco mais sobre os objectivos e as áreas de actuação deste hub, e como ele contribui para o ecossistema de inovação em sustentabilidade?
O INSURE.Hub é, de facto, um pilar central na nossa estratégia de sustentabilidade. O seu nome, “INnovation in SUstainability and REgeneration Hub”, reflecte a nossa ambição. O objectivo principal é ser um motor de inovação e investigação aplicada na área da sustentabilidade e regeneração. As nossas áreas de actuação são diversas e complementares. Focamo-nos em cinco eixos principais: Economia Circular e Bioeconomia; Transição Energética e Descarbonização; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Finanças Sustentáveis e ESG; Liderança e Governança para a Sustentabilidade. O INSURE. Hub contribui para o ecossistema de inovação através da promoção de projetos de investigação multidisciplinares, da colaboração com mais de 100 empresas e outras instituições, da organização de conferências e workshops para disseminar conhecimento, da oferta formativa na área, no trabalho com jovens estudantes promovendo a literacia em sustentabilidade nas suas escolas, e da criação de plataformas para o intercâmbio de ideias e melhores práticas. É um espaço onde a academia, a indústria e a sociedade se encontram para co-criar soluções que gerem valor económico, ambiental e social.
Para concluir, que mensagem gostaria de deixar aos actuais e futuros alunos, bem como à comunidade empresarial, sobre o papel da Católica Porto Business School na construção de um futuro mais sustentável?
A mensagem é clara: o futuro dos negócios é intrinsecamente ligado à sustentabilidade. Na Católica Porto Business School, estamos comprometidos em preparar os actuais e futuros líderes e equipas que irão moldar esse futuro. Aos nossos alunos, especialmente os mais jovens, digo que estão a adquirir não apenas conhecimentos de gestão, mas também a desenvolver uma mentalidade de responsabilidade e impacto positivo. Estão a ser capacitados para serem agentes de mudança nas suas carreiras e nas organizações onde vierem a trabalhar.
À comunidade empresarial, quero reiterar que somos um parceiro estratégico. Estamos abertos à colaboração, à investigação conjunta e ao desenvolvimento de soluções inovadoras que ajudem as empresas a enfrentar os desafios da sustentabilidade e a transformá-los em oportunidades. Seja através dos nossos programas executivos que capacitam as suas equipas, seja através dos nossos centros de investigação que produzem conhecimento de ponta, estamos aqui para apoiar a vossa jornada rumo a um futuro mais sustentável e próspero. Acreditamos que, juntos, podemos construir uma economia mais justa, resiliente e regenerativa para todos.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “ESG”, publicado na edição de Junho (n.º 231) da Executive Digest.














