‘Bye bye’ Oliver, Noah ou George: Muhammad foi o nome mais popular nos bebés masculinos no Reino Unido no ano passado

Todos os anos, o ONS analisa os dados mais recentes sobre nomes de bebés, revelando os nomes mais populares — e impopulares — no Reino Unido. As classificações foram criadas usando as grafias exatas dos nomes fornecidos no registo de nascimento, o que significa que nomes semelhantes com grafias diferentes foram contados separadamente

Francisco Laranjeira
Dezembro 5, 2024
18:21

Muhammad tornou-se o nome masculino mais popular no Reino Unido pela primeira vez, revelaram esta quinta-feira os dados do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS): o nome constou entre os 10 principais para bebés meninos desde 2016, mas agora ultrapassou o anterior líder, Noah. Oliver ficou em terceiro no ranking de 2023.

Já no caso das meninas, Olivia continuou a ser o nome mais popular pelo oitavo ano consecutivo, com Amelia e Isla em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Todos os anos, o ONS analisa os dados mais recentes sobre nomes de bebés, revelando os nomes mais populares — e impopulares — no Reino Unido. As classificações foram criadas usando as grafias exatas dos nomes fornecidos no registo de nascimento, o que significa que nomes semelhantes com grafias diferentes foram contados separadamente.

Três grafias variantes do nome árabe Muhammad entraram na lista dos 100 principais nomes de meninos na Inglaterra e no País de Gales em anos anteriores, mas este é o primeiro ano em que apenas uma grafia do nome conseguiu chegar ao topo da lista.

Em 2023, havia 4.661 Muhammads nascidos na Inglaterra e no País de Gales, ante 4.177 em 2022, enquanto Mohammed ficou em 28º com 1.601 e Mohammad em 68º com 835.

Os dados mostram que Muhammad foi o nome de menino mais popular em quatro das nove regiões da Inglaterra e o 63º mais popular no País de Gales. Enquanto isso, Olivia foi o nome de menina mais popular em cinco das nove regiões da Inglaterra e o mais popular no País de Gales. Ele está entre os três primeiros nomes para meninas todos os anos desde 2006.

Segundo Greg Ceely, do ONS, a cultura pop continuou a influenciar as escolhas de nomes, com um aumento nos nomes de artistas musicais como Billie, Lana, Miley e Rihanna para meninas e Kendrick e Elton para meninos. O filme de sucesso de verão ‘Barbie’, com Margot Robbie, também foi influente, com mais 215 meninas chamadas Margot do que em 2022, o que significa que o nome ficou em 44º lugar entre os 100 nomes de meninas mais populares.

Mas enquanto a cultura pop parece influenciar os pais, a família real parece estar tendo o efeito oposto, com os nomes reais a caírem em popularidade em 2023. George ficou em quarto lugar, com 3.494 bebés — a primeira vez que George caiu abaixo de 4.000 em quase dez anos. William ficou em 29º e Louis em 45º para meninos, e Charlotte ficou em 23º para meninas.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.