Pós-halving de Bitcoin, quando haverá explosão de preços cripto?

O mote do mercado das criptomoedas nunca muda: baixar preços nos momentos de maior expectativa, aumentá-los quando ninguém espera. Trocado por miúdos, o que isso quer dizer é que a inegável importância do halving Bitcoin, que se vai fazer sentir em 2024 e 2025, trará uma montanha russa de emoções aos investidores. Muitas vezes com consequências imprevisíveis, podendo esperar correções profundas em momentos de otimismo e vice-versa.

Neste artigo vamos explorar não só o clima atual de investimentos de Bitcoin, que promete estar ao rubro durante 2024 e 2025. Mas também abordaremos os principais desenvolvimentos na ação de preços desta indústria ao longo do segundo semestre de 2024, e durante 2025.

Preços históricos do halving de Bitcoin

O halving de Bitcoin é um evento raro que só acontece de quatro em quatro anos, mas que tem impacto decisivo nos preços de mercado da principal criptomoeda da indústria. Pelo menos é isso que demonstra o seu histórico.

Após o halving é normal que Bitcoin tenha momentos de bear market, mas meses depois os preços voltam a explodir. Basta vermos o que aconteceu nos halvings anteriores para sabermos o que esperar de BTC em 2024.

O que aconteceu no primeiro halving BTC?

No primeiro halving, que aconteceu a 28 de novembro de 2012, as recompensas por mineração de BTC foram cortadas de 50 BTC para 25 BTC. O primeiro corte para metade de BTC provocou  este efeito surpresa nos preços:

  •       Antes do halving de 2012: 1 BTC valia $13.
  •       Pico após o halving de 2012: 1 BTC valia $1.152.

É de notar que após o pico, e até  2015, BTC iria corrigir para valores de $200. O que muitos se referiram como o rebentar de uma bolha especulativa que nunca mais retomaria fôlego. Os críticos estavam muito enganados…

O que aconteceu no segundo halving BTC?

O segundo halving aconteceu a 16 de julho de 2016, com as recompensas pela mineração a descerem novamente para metade, de 25 BTC para 12,5 BTC. Novamente, os resultados do efeito deste halving foram surpreendentes:

  •       Preço antes do halving de 2016: 1 BTC valia $664.
  •       Preço no pico depois do halving de 2016: 1 BTC valia $17.760.

O sucesso do segundo halving de Bitcoin traria a criptomoeda definitivamente para o mainstream, com uma enchente de investimentos e também algumas novidades no setor. Nomeadamente o florescimento da indústria das altcoins, que mais tarde ficariam conhecidas pelos ciclos hiperbólicos de valor que integrariam a chamada “alt season”. Foi também um período de alguns enganos, já que muitas novas criptomoedas surgiram e desapareceram rapidamente, injetando um elevado grau de risco na indústria.

O que aconteceu no terceiro halving BTC?

O terceiro halving de Bitcoin acabaria por demonstrar que este evento de corte de recompensas é mesmo preditor de uma aceleração de preços de Bitcoin. Ele aconteceu a 11 de maio de 2020 e as recompensas seriam novamente cortadas para metade, em 6.25 BTC.

Assim, a variação de preços de BTC pré e pós halving foi a seguinte:

  •       Preço antes do halving de 2020: 1 Bitcoin valia $9.734.
  •       Preço no pico depois do halving de 2020: 1 Bitcoin valia $67.549.

Este terceiro ciclo de preços foi tudo menos fácil de navegar, já que uma série de eventos conhecidos como “cisnes negros” acabariam por desestabilizar fortemente o mercado. Em primeiro lugar com a pandemia de COVID-19, depois com a crise energética provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, e finalmente com a derrocada da Exchange FTX na sequência da descoberta de uma fraude. Contudo, ao longo de alguns semestres, Bitcoin disparava de preços para níveis considerados por muitos impossíveis.

>>> Visite Bitcoin Minetrix <<<

Halving de BTC em 2024 – Por que os preços não estão a disparar?

O halving de BTC aconteceu em abril de 2024, mas o que observamos é uma correção de máximos históricos em março de 2024 quando 1 BTC valia $73.000, para valer cerca de $59.000 em maio de 2024.

Esta correção de cerca de 19% nos preços de Bitcoin no exato momento do halving não assusta certamente os investidores institucionais. Isto é condicente em absoluto como o mote geral do mercado: vender quando todos esperam que os preços subam (momento do halving), e comprar quando o pessimismo está instalado (depois de uma correção e consolidação, que poderá durar um a dois semestres).

Assim, o momento mais importante para Bitcoin, mas também para a indústria das altcoins, deverá acontecer já a partir do segundo semestre de 2024. Há a possibilidade de um arranque da alt season enquanto Bitcoin consolida, levando novos projetos e pequenas cripto a disparar de preços. E quando Bitcoin tiver consolidado o suficiente até ao final do ano, então ele poderá ter gás para assumir mais um arrancada de valorização como sempre aconteceu nos pós-halvings anteriores.

Projetos a seguir para aproveitar a alt season no pós-halving: Bitcoin Minetrix

Bitcoin Minetrix quer aproximar os investidores de Bitcoin do espírito da mineração, sem que para isso tenham de deter máquinas poderosíssimas de computação que já ninguém tem capacidade para comprar e correr. Na prática, comprar tokens de Bitcoin Minetrix é comprar uma participação no processo de mineração de Bitcoin, sendo esta a primeira plataforma de “cloud mining” da indústria.

O token de governança de Bitcoin Minetrix chama-se $BTCMTX e, ao fazer staking destes tokens em piscinas de liquidez próprias, é possível ganhar créditos que dão acesso a participações na mineração de Bitcoin. Ou seja, não é preciso fazer nada de especial além de comprar $BTCMTX no seu ambiente de negociações e guardar os tokens numa wallet própria.

Neste preciso momento, em que Bitcoin atravessa o seu halving, também Bitcoin Minetrix está a queimar 10% dos seus tokens para acompanhar o que se antecipa ser a explosão de preços da indústria. Para já, isso está a ter o efeito de valorizar $BTCMTX em 40%.

Depois de ter angariado $14 milhões de capitalização na pré-venda, e dando mostras de solidez no seu projeto de mineração de Bitcoin e de valorização do seu token de governança, antecipamos que Bitcoin Minetrix poderá ser a altcoin estrela deste importante ano de halving.

>>> Visite Bitcoin Minetrix <<<

Ler Mais





Comentários
Loading...