Ninguém nega o facto de que a indústria do jogo está realmente a fazer avanços significativos. O que antes era um setor de nicho, goza agora de seguidores globais em diversas áreas. De facto, os estudos mostram que cerca de 4,2 mil milhões de pessoas jogam a sua bet mais do que uma vez por ano. E em 44 países, 56% dos inquiridos afirmam ter jogado pelo menos uma vez nos últimos doze meses.
É claro que isto não ocorre apenas porque as pessoas adoram participar em plataformas de casino online ou nas suas contrapartes físicas. As empresas de jogo têm utilizado estratégias de negócio bem-sucedidas para crescer, manter o interesse dos clientes e obter vantagem sobre os seus concorrentes. E como empreendedor que procura melhorar as suas estratégias, quer definitivamente dar uma vista de olhos a algumas dessas estratégias.
Fidelizando clientes
Pode concordar que pensar na indústria dos casinos sem bónus é quase impossível. As empresas deste setor utilizam-nos há muito tempo para melhorar a retenção de clientes e a jogabilidade geral. A melhor parte dos bónus é que pode explorar diferentes ofertas de jogos sem arriscar o seu próprio dinheiro.
Tais experiências incentivam a retenção e a exploração. Lembre-se: quanto mais conectados os consumidores estiverem à sua plataforma, maior será a probabilidade de explorarem novas ofertas. Como o setor dos casinos é sempre inovador, os operadores têm utilizado os bónus para melhorar os níveis de fidelização dos clientes, e as estatísticas concordam plenamente.
De acordo com os especialistas, os clientes recorrentes têm 50% mais probabilidade de explorar novas ofertas do que novas. Como se não bastasse, estes clientes tendem a gastar mais 31% do que os novos. E, considerando que conquistar novos clientes está a tornar-se um desafio, as marcas estão a concentrar-se mais em estratégias que melhoram a retenção, como os bónus.
Curiosamente, um aumento de apenas 5% na retenção pode aumentar os lucros em 25% a 95%. Portanto, como empresário, quer criar um sistema de fidelização que recompense os clientes recorrentes de forma a que estes continuem a regressar e até a falar sobre o seu negócio. E isto não tem de ser muito complicado – um simples sistema de pontos ou acesso por níveis pode fazer toda a diferença.
Privilegiando a experiência do cliente
Os casinos parecem saber que, se os clientes não forem devidamente entretidos, poderão nunca mais voltar. Aliás, é por isso que não vai sentir falta de espetáculos ao vivo, salas VIP e alojamentos de luxo em destinos físicos. As plataformas online também não ficam atrás, incorporando frequentemente jogos com bandas sonoras envolventes, sites de carregamento rápido, etc.
A música tem uma forma de falar com as nossas emoções e de nos conectar profundamente com os jogos de casino. A música de fundo ajuda a estabelecer o tom. Por exemplo, existem bandas sonoras que incentivam uma jogabilidade mais rápida, enquanto outras promovem atmosferas mais descontraídas. Da mesma forma, os empreendedores podem incorporar estrategicamente música que complementa a sua identidade de marca, influencia o humor e faz com que os clientes se sintam mais relaxados e envolvidos.
Quando se trata de sites de carregamento rápido, as empresas de jogo também estão na vanguarda. É claro que não quer que o seu jogo de slot machine fique a carregar no auge da história. Nem quer que o seu site demore uma eternidade a carregar só porque não utiliza estratégias de desenvolvimento web adequadas.
Observando o setor do comércio eletrónico em geral, mais de oito em cada dez utilizadores (83%) esperam que os sites carreguem no máximo em três segundos. Se a velocidade ultrapassar este limite, podem sair 40% — e quanto maior for o tempo de carregamento, maiores serão as taxas de rotação.
Mantendo-se adaptável às novas tecnologias
Nada supera o poder de se manter atualizado no comércio eletrónico. Aliás, se há algo pelo qual a indústria do jogo é conhecida é por ser inovadora e visionária. Raramente encontrará uma tecnologia emergente que ainda não tenha penetrado neste setor.
Vejamos, por exemplo, os gráficos 3D de alta qualidade. Há alguns anos, isto poderia parecer um mero sonho. Mas, anos mais tarde, surgiram jogos de casino com visuais avançados, o que ajuda a satisfazer a crescente necessidade de experiências realistas no setor.
Além disso, já lá vão os dias em que os jogadores apenas acedem às experiências de jogo através dos seus desktops e portáteis. Hoje, muitas plataformas são compatíveis com dispositivos móveis, sendo que a maioria delas tem aplicações às quais os jogadores podem aceder utilizando smartphones e tablets. Isto alarga o alcance do setor, uma vez que mais pessoas podem jogar de qualquer lugar.
Não se esqueça que, de acordo com a Exploding Topics, mais de 90% das pessoas em todo o mundo já possuem smartphones. É por isso que não adaptar os seus produtos e serviços para o uso móvel pode ser muito devastador.
A nossa última palavra
O crescimento do e-commerce não acontece por acaso; é causado. E a indústria dos casinos parece ter uma sólida noção deste ditado, pois está focada no cliente. Por exemplo, a indústria é conhecida por utilizar amplamente os bónus para aumentar a lealdade do cliente.
Características como os bónus sem depósito permitem que os jogadores participem sem arriscar o seu próprio dinheiro, incentivando a exploração e a fidelidade. Além disso, a indústria parece priorizar muito a experiência do cliente – não é de admirar que os sites de apostas com carregamento rápido sejam comuns.
Considerando que estas estratégias realmente funcionaram para as empresas deste setor, você, como empresário, pode querer adotar algumas delas para aumentar a sua competitividade e desempenho comercial.














