Aubay e IBM juntas para revolucionar a IA em Portugal

A Aubay Portugal anunciou uma parceria estratégica com a IBM para o desenvolvimento e implementação de soluções completas de Inteligência Artificial (IA), com base na plataforma watsonx..

Executive Digest Contents
Abril 16, 2025
10:00

A Aubay Portugal anunciou uma parceria estratégica com a IBM para o desenvolvimento e implementação de soluções completas de Inteligência Artificial (IA), com base na plataforma watsonx.. Esta colaboração vai permitir criar soluções de IA, adaptadas às necessidades específicas de cada organização, contribuindo para automatizar processos, tomar decisões mais rápidas, reduzir erros e libertar as equipas de tarefas repetitivas.

Ao aceder a ferramentas avançadas de machine learning e IA generativa, a Aubay reforça a sua capacidade de apoiar os clientes na transformação digital, ajudando-os a analisar dados em tempo real, a melhorar a experiência do cliente com interações mais personalizadas e a explorar novas oportunidades de crescimento. «Desde que iniciou a sua operação em Portugal, há 18 anos, a Aubay sempre se focou em prestar serviços em tecnologias de informação para que as organizações tenham a flexibilidade de rapidamente beneficiarem da inovação e da transformação digital», afirma Pedro Gouveia, Chief Technology Officer da Aubay Portugal.

Esta aposta ganha ainda mais relevância num contexto em que a IA está a transformar a forma como as empresas operam. A tecnologia tem vindo a tornar os processos mais ágeis, a aumentar a eficiência e a contribuir para uma tomada de decisão mais informada. Em Portugal, a sua adoção cresce de forma consistente em setores como a banca, os seguros, a indústria e a saúde. No entanto, apesar deste avanço, muitas organizações continuam a enfrentar obstáculos relacionados com a segurança dos dados, a regulamentação e a integração de sistemas.

É precisamente neste cenário que a aposta tecnológica da Aubay e da IBM tem vindo a ganhar relevância. A consultora de tecnologias de informação, em parceria com a multinacional tecnológica, tem procurado garantir às organizações a flexibilidade necessária para acompanhar a inovação, promovendo soluções que potenciem uma verdadeira transformação digital. «Em conjunto, conseguimos fornecer a capacidade e o conhecimento para que as organizações avancem rapidamente com iniciativas de ML e GenAI, sem descurar temas como confidencialidade, governo e soluções abertas para minimizar custos e evitar vendor lock-in», sublinha Pedro Gouveia.

Esta visão é partilhada pela IBM, que vê a colaboração com a Aubay como uma oportunidade estratégica para acelerar a adoção da IA no mercado nacional. «Depositamos elevadas expectativas na parceria que estamos a construir com a Aubay Portugal. Todas as sessões de trabalho até ao momento têm vindo a confirmar tais expectativas pelo empenho e energia colocada nas mesmas de ambas as partes», destaca Luís Gregório, Partner Technical Specialist da IBM. «Tanto a nível estratégico como comercial e técnico, acreditamos que muito em breve teremos soluções conjuntas no nosso mercado», acrescenta.

O reforço desta colaboração surge num momento em que o interesse por soluções de IA cresce no tecido empresarial português. A banca e os seguros já utilizam modelos preditivos para análise de risco e personalização de serviços, enquanto a indústria e a saúde apostam em algoritmos para otimizar a produção e apoiar diagnósticos clínicos. Apesar deste dinamismo, continua a ser essencial garantir que as soluções implementadas sejam adaptáveis, seguras e alinhadas com as exigências regulatórias.

WatsonX: tecnologia para transformar o negócio

Desenvolvida para dar resposta às novas exigências do mercado, a plataforma WatsonX permite criar e implementar soluções de IA ajustadas a cada empresa, acelerando o desenvolvimento de software, modernizando o código e aumentando a eficiência das equipas de TI. Ao mesmo tempo, também oferece ferramentas que automatizam tarefas repetitivas em áreas como Recursos Humanos, finanças ou atendimento ao cliente, libertando as equipas para funções mais estratégicas.

Com esta nova solução, a análise e organização de grandes volumes de dados tornam-se mais eficazes, permitindo decisões conscientes com base em insights obtidos de forma rápida e segura. Um dos benefícios mais imediatos está no atendimento e no contacto com o cliente. As soluções de assistência virtual e os chatbots otimizam as interações e reduzem os tempos de resposta, enquanto garantem uma maior personalização. A segurança e a conformidade regulatória são igualmente centrais nesta plataforma tecnológica, dado que está assegurada a proteção dos dados e o cumprimento das normas do setor.

Nos próximos meses, a Aubay e a IBM vão avançar mesmo com a implementação dos primeiros projetos baseados no WatsonX, desenvolvendo soluções personalizadas para diferentes setores de atividade. Espera-se que estas iniciativas resultem na redução de custos operacionais, na otimização de processos e na melhoria da experiência do cliente.

Em síntese, esta parceria representa um avanço estratégico na consolidação da IA no tecido empresarial português. Ao combinar experiência, inovação e segurança, a Aubay Portugal e a IBM procuram posicionar-se como aliadas fundamentais das organizações que pretendem tirar partido do potencial da Inteligência Artificial sem comprometer a conformidade nem a proteção dos dados.

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.