“A parceria entre as três instituições tem como objetivo capacitar cerca de mil organizações sociais, alargando o alcance atual do programa gratuito Miles, com uma nova ambição de impulsionar uma verdadeira transformação na gestão e organização da economia social portuguesa”, indicam as instituições em comunicado.
Este é um programa vocacionado para a implementação de boas práticas de gestão em organizações sociais e está pensado “para direções e equipas técnicas que desejam reforçar as suas competências em temas como estratégia, liderança, gestão de equipas e de voluntários, angariação de fundos, inovação ou impacto”, explica a mesma fonte.
O programa é totalmente gratuito para qualquer organização com uma missão social, tem a duração de um ano e permite o envolvimento de uma equipa multidisciplinar de cada organização. As inscrições decorrem até ao dia 5 de dezembro de 2025 e o programa terá início em janeiro de 2026.
“O Programa Miles é um programa adaptado a todos os tipos de organizações, desde as que não têm colaboradores e funcionam apenas com voluntários, às que têm mais de 50 colaboradores. É apenas necessário que estejam empenhadas em melhorar a sua performance e queiram aprender a desenvolver o seu modelo de gestão para conseguirem impactar o maior número de beneficiários possível”, afirma Patrícia Rocha, diretora executiva da Fundação Manuel Violante.













