Bielorrússia terá mísseis russos Oreshnik operacionais em dezembro

Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, já tinha afirmado que a presença dos mísseis Oreshnik no país não constitui um ato de agressão, mas sim uma medida destinada a garantir a segurança nacional em caso de escalada militar

Executive Digest com Lusa
Outubro 28, 2025
18:56

O sistema de mísseis balísticos hipersónicos russo Oreshnik será colocado em serviço operacional na Bielorrússia em dezembro, anunciou hoje a porta-voz presidencial bielorrussa, Natalia Eismont.

“As condições para a implantação do Oreshnik na Bielorrússia estão quase prontas. Entrará ao serviço operacional em dezembro deste ano, o que elimina quaisquer dúvidas sobre o tema”, disse Eismont, citada pelo gabinete de imprensa da presidência na rede social Telegram.

O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, já tinha afirmado que a presença dos mísseis Oreshnik no país não constitui um ato de agressão, mas sim uma medida destinada a garantir a segurança nacional em caso de escalada militar.

A Bielorrússia é o principal aliado da Rússia na guerra da Ucrânia e assinou, no final de 2024, um acordo de segurança com Moscovo que prevê uma cooperação militar reforçada.

O Presidente russo, Vladimir Putin, tinha anunciado a intenção de instalar mísseis hipersónicos Oreshnik em território bielorrusso durante o segundo semestre deste ano.

Na altura, Putin anunciou que a Rússia estava “pronta para defender a Bielorrússia com todas as forças à sua disposição”, incluindo o arsenal de armas nucleares táticas que Moscovo já tinha posicionado no país vizinho depois do início da invasão da Ucrânia, em 2022.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.