BEI aprova financiamento de 900 milhões de euros para projetos da EDP

O Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovou uma linha de financiamento no valor de 900 milhões de euros destinada ao desenvolvimento de novos projetos da EDP nos próximos dois anos.

Executive Digest
Outubro 18, 2024
16:18

O Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovou uma linha de financiamento no valor de 900 milhões de euros destinada ao desenvolvimento de novos projetos da EDP nos próximos dois anos.

A decisão da entidade irá apoiar a construção e operação de várias centrais de energias renováveis, incluindo projetos de energia solar fotovoltaica, eólica onshore e uma bateria de armazenamento em Espanha, Portugal e Itália, no período entre 2024 e 2026, revela o ‘elEconomista’.

O custo total do programa está estimado em 1.623 milhões de euros, com o BEI a cobrir mais de metade dos recursos necessários para o plano de expansão da EDP. Este financiamento enquadra-se nos investimentos globais da empresa portuguesa, que prevê aplicar 17 mil milhões de euros até 2026.

Grande parte dos investimentos será realizada em regiões de coesão, tornando-os elegíveis ao abrigo do artigo 309.º, alínea c), de interesse comum da UE. Além disso, o BEI sublinhou que os projetos serão “economicamente justificados” e trarão benefícios significativos, nomeadamente na ação climática, através do aumento da produção de energias renováveis, da criação de nova atividade económica e da redução das emissões de CO2.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.