XLI BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Nelson Pires, Jaba Recordati

A análise de Nelson Pires, General Manager da Jaba Recordati

Executive Digest
Maio 20, 2025
10:15

A análise de Nelson Pires, General Manager da Jaba Recordati

O 41º Barómetro da Executive Digest, feito aos líderes das maiores organizações empresariais, reflete bem um sentimento que referi há alguns meses: a política não deve atrapalhar a economia. E está a atrapalhar muito! Antes da queda do governo, 66% dos empresários referiam que estavam melhor ou muito melhor que no mesmo período do ano anterior. A partir do advento da queda do governo e da marcação de eleições, 70% dos mesmos líderes que tinham uma perspetiva positiva, mudaram e acreditam agora que a confiança na economia, pelas empresas, vai ser afetada por esta incerteza. 76% dos mesmos acreditam até que irá ter consequências no crescimento económico em Portugal.

A economia convive mal com a incerteza e a falta de confiança, pelo que a responsabilidade dos nossos políticos deveria ser de garantir estas perspetivas na gestão das empresas. Para garantir o crescimento económico através da implementação do PRR e da diminuição da carga fiscal. Mas também facilitar o acesso à habitação, criar mecanismos de aumentar a celeridade na justiça e em suma, o aumento do rendimento médio dos Portugueses e da sua vida.

Em suma, senhores políticos: sejam responsáveis pois o povo Português (como demonstrou nas eleições na Madeira) está farto de jogadas táticas políticas e quer um país com estratégia, confiável, previsível e que tenha os cidadãos no centro das suas decisões!

Testemunho publicado na edição de Abril (nº. 229) da Executive Digest, no âmbito da XLI edição do seu Barómetro.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.