Avião de energia solar realiza primeiro voo internacional

Solar Impulse demorou 13 horas da Suíça à Bélgica, sendo alimentado apenas por painéis solares e baterias

Filipa Pereira
Maio 16, 2011
16:32

aviao_solarO Solar Impulse demorou 13 horas a fazer uma viagem da Suíça à Bélgica, através dos seus painéis solares e baterias.

O avião experimental sem combustível aterrou na passada Sexta-feira no aeroporto de Bruxelas às 19h40 (GMT), naquela que foi a sua primeira viagem internacional. O voo teve o apoio da Comissão Europeia.

O suíço Bertrand Piccard criou a aeronave de 64 metros e que pesa apenas 1,6 toneladas. As suas asas estão cobertas por 12 mil células fotovoltaicas para abastecer quatro motores eléctricos com uma potência de dez cavalos cada. O Solar Impulse vai estar em Bruxelas de 23 a 29 de Maio. Depois vai viajar até ao Aeroporto Le Bourget de Paris, no âmbito do 49º Salão Internacional de Aeronáutica e do Espaço, que vai realizar-se de 20 a 26 de Junho. Segundo o seu criador, este é “um avião real” e que “as novas tecnologias podem reduzir a nossa dependência das energias fósseis”.

O Solar Impulse realizou em Julho de 2010 o seu primeiro voo de 24 horas sem interrupção, tendo como única fonte de abastecimento painéis solares e baterias.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.