Aproveite as próximas 48 horas… serão as mais quentes de 2025 (até agora)

Prevê-se céu geralmente pouco nublado – podendo apresentar neblinas matinais localizadas, de rápida dissipação, e alguma nebulosidade alta, pouco significativa

Francisco Laranjeira
Abril 8, 2025
6:20

O tempo esta terça-feira vai ficar marcado pelo sol e pelas temperaturas elevadas no território continental – efetivamente pode vir a ser o dia mais quente de 2025, até agora.

Prevê-se céu geralmente pouco nublado – podendo apresentar neblinas matinais localizadas, de rápida dissipação, e alguma nebulosidade alta, pouco significativa.

Isto por causa da chegada de uma massa de ar quente, vinda do Norte de África, com os primeiros sinais que o verão se aproxima: o que não é tão normal, referiu o portal ‘LusoMeteo’, “é o regime atmosférico atual, muito bloqueado, e com tendência para extremos – ora temos tempestades, ora temos uma situação de calor – e isto deve-se, em boa parte, ao vórtice polar ‘desfeito’, tendo terminado a atividade bem mais cedo este ano”.

Ou seja, significa que “iremos continuar a ter variação – e esta terça é a continuação de um período de subida de temperaturas, que terá o pico na quarta ou quinta, com ainda mais calor – mas novamente com mudança à vista”.

Eis o que vão dizer os termómetros esta terça-feira:

Lisboa – entre 13 e 25 graus
Porto – entre 13 e 27 graus
Viana do Castelo – entre 10 e 27 graus
Braga – entre 8 e 29 graus
Bragança – entre 7 e 23 graus
Vila Real – entre 9 e 25 graus
Aveiro – entre 11 e 27 graus
Viseu – entre 9 e 24 graus
Coimbra – entre 11 e 27 graus
Guarda – entre 10 e 19 graus
Castelo Branco – entre 10 e 24 graus
Leiria – entre 10 e 27 graus
Portalegre – entre 16 e 23 graus
Santarém – entre 12 e 27 graus
Setúbal – entre 9 e 26 graus
Évora – entre 10 e 25 graus
Beja – entre 12 e 25 graus
Faro – entre 15 e 24 graus
Ponta Delgada – entre 13 e 18 graus
Funchal – entre 16 e 21 graus.

Açores sob aviso amarelo

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) prolongou até esta terça-feira os avisos amarelos para precipitação e agitação marítima em todo o arquipélago.

De acordo com o novo comunicado emitido no domingo à noite, as ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) deixaram de estar sob aviso amarelo desde a meia-noite desta terça-feira.

Por fim, as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) encontram-se também sob aviso amarelo, também por causa da agitação marítima, desde as 20:00 de domingo até às 09:00 de terça-feira.

Os Açores têm estado sob a influência de uma depressão que tem provocado precipitação por vezes forte, ventos com rajadas superiores a 70 quilómetros hora e um aumento da agitação marítima em todo o arquipélago, com ondas de sudoeste.

Perante estas condições climatéricas adversas, e tendo em conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Proteção Civil açoriana aconselha a que a população feche bem as portas e janelas, corte árvores que apresentem risco de queda, mantenha os sistemas de drenagem limpos, guarde objetos soltos nos jardins e abrigue os animais domésticos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.