Apple e Google fazem scan das suas imagens sem qualquer aviso: saiba como desativar

Já sentiu que o seu smartphone pode saber mais de si do que deveria? Quando, por exemplo, faz uma pesquisa – ou refere em conversa, mesmo sem ser telefónica – e começam a surgir anúncios alusivos ao tema?

Francisco Laranjeira
Março 1, 2025
11:30

Já sentiu que o seu smartphone pode saber mais de si do que deveria? Quando, por exemplo, faz uma pesquisa – ou refere em conversa, mesmo sem ser telefónica – e começam a surgir anúncios alusivos ao tema?

No entanto, a preocupação agora vai além dos dados de navegação ou propósitos comerciais: tanto a Apple como a Google habilitaram recursos que fazem scan das imagens no seu dispositivo sem aviso prévio, alertou a publicação espanhola ‘El Economista’.

A Apple foi pioneira, com uma aplicação de procura visual, que analisa fotos para identificar lugares e objetos sem conhecimento do utilizador. Depois, o SafetyCore da Google, um recurso Android que verifica imagens no seu dispositivo à procura de conteúdos sensíveis – a gigante tecnológica já garantiu que não partilha os dados com ninguém, mas o problema foi outro: falta de transparência.

O preocupante não é apenas a tecnologia, mas a forma como é introduzida nos smartphones, sem aviso ou consentimento prévios.

Safetycore: O Google Scanner que ninguém pediu

A Google vem implementando discretamente o SafetyCore em milhões de dispositivos Android desde outubro de 2024: o seu objetivo oficial é classificar imagens e detetar conteúdo indesejado sem enviá-lo aos servidores do Google. Ou seja, a análise ocorre no telemóvel do utilizador, para supostamente garantir maior privacidade.

De acordo com o site especializado ‘ZNDet’, se tem um telemóvel com Android 9 ou posterior, é quase certo que o SafetyCore já esteja em execução n seu dispositivo: simplesmente surgiu no sistema, habilitado por padrão. É semelhante ao que a Apple fez com a Busca Visual Aprimorada, embora o foco neste caso esteja no reconhecimento de imagem para melhorar a experiência do utilizador.

A Google reforçou que o SafetyCore não partilha dados com ninguém e só funciona quando é solicitado na aplicação. Em teoria, é um avanço na privacidade: antes, a ‘varredura’ do conteúdo acontecia nos servidores da Google; agora, é no próprio telemóvel. Porém, há uma enorme lacuna: não é de código aberto, o que, para os especialistas, não permite verificar se a Google realmente cumpre a sua palavra.

Como desabilitar o Safetycore no Android

– abra as configurações no seu telemóvel;
– vá a aplicações e selecione ‘ver todos as aplicações’;
– encontre o SafetyCore na lista;
– se tiver a opção, selecione desativar ou desinstalar.

Nem todos os dispositivos permitem que o possa desativar, mas é muitos casos é possível. Se não estiver listado, pode estar oculto ou a Google pode ter restringido a sua desativação no seu modelo específico.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.