A tecnologia da Inteligência Artificial (IA) continua a desenvolver-se e a aprender todos os dias, sendo descobertas novas aplicações e novas possibilidades diariamente, especialmente em sistemas como o ChatGPT. Um tailandês usou recentemente este chatbot para conseguir ganhar um prémio na lotaria.
Para além de ajudar a escrever trabalhos e dissertações, responder dúvidas ou reagir a comandos, e tecnologia foi usada para arrecadar um prémio numa lotaria local na Tailândia, naquela que será a primeira vez que o ChatGPT foi usado com este objetivo.
O caso é contado pelo vencedor nas redes sociais. Patthawikorn Boonin começou por pedir ao chatbot que lhe listasse os números que ganharam a lotaria nos últimos anos..
Depois, com essa informação, o tailandês pediu que o ChatGPT lhe recomendasse uma série de números e uma chave para jogar a próxima lotaria.
O sistema avisou várias vezes o utilizados que a lotaria é um jogo de azar e, mesmo recomendado as chaves para jogar, disse a Boonin para que “não ficasse obcecado2 e que “fizesse outras atividades, como siar ou passear”.
O homem continuava apenas a ouvir os conselhos sobre os números a apostar. Depois de várias tentativas a IA forneceu a chave selecionada e, sem nenhuma certeza que funcionasse, o tailandês usou-a para fazer uma aposta e saiu vencedor.
Arrecadou uma modesta quantia de cerca de 55 euros, mas apesar do baixo valor fez a festa porque conseguiu uma forma de fazer dinheiro com o ChatGPT.
A IA não tem capacidade de adivinhar o futuro, nem seria capaz de garantir uma combinação que traria uma vitória na certa. É sim uma tecnologia muito inteligente e com uma grande capacidade de aprendizagem, mas, neste caso em particular, tudo se deveu a sorte.
As probabilidades de ganhar a lotaria com uma chave que seja selecionada por si, ou uma escolhida pelo ChatGPT é a mesma.














