António Costa e Von der Leyen reúnem-se hoje com Lula da Silva para ‘celebrar’ acordo da UE com Mercosul

Em comunicado, a União Europeia detalhou que a reunião de António Costa e Ursula von der Leyen com Lula da Silva, um dos líderes que mais lutou para a conclusão deste acordo, que será assinado um dia depois na capital do Paraguai, Assunção, acontecerá na cidade brasileira do Rio de Janeiro

Executive Digest com Lusa
Janeiro 16, 2026
7:00

O presidente do Conselho Europeu e a presidente da Comissão Europeia vão reunir-se esta sexta-feira com o presidente brasileiro, Lula da Silva, na véspera da assinatura do acordo comercial com o Mercosul, conforme foi anunciado por autoridades europeias.

Em comunicado, a União Europeia detalhou que a reunião de António Costa e Ursula von der Leyen com Lula da Silva, um dos líderes que mais lutou para a conclusão deste acordo, que será assinado um dia depois na capital do Paraguai, Assunção, acontecerá na cidade brasileira do Rio de Janeiro.

“A mais recente presidência brasileira do Mercosul foi crucial para fazer avançar as negociações do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, abrindo caminho à sua assinatura ainda esta semana, no Paraguai”, frisou em comunicado a União Europeia.

No sábado, os dois líderes europeus seguem para o Paraguai, país que detém a presidência do Mercosul para assinar o acordo, em negociação há 25 anos.

“Trata-se de um marco importante na relação de longa data da União Europeia com os parceiros do Mercosul — Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai — que reflete o compromisso da União Europeia com a construção de parcerias a nível global para diversificar o comércio e reafirmar uma ordem multilateral baseada em regras”, garantiu a União Europeia.

O acordo UE-Mercosul permitirá aos europeus exportar mais veículos, maquinaria, vinhos e bebidas espirituosas para a América do Sul.

No sentido oposto, facilitará a entrada na Europa de carne, açúcar, arroz, mel e soja.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.