Antimatéria: Esta substância custa 2,5 mil milhões de euros por grama e é a mais cara e perigosa do mundo

Uma substância extremamente rara e perigosa, a antimatéria, está avaliada em impressionantes 2,7 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros) por grama, tornando-se o material mais caro do mundo.

André Manuel Mendes
Julho 20, 2024
13:30

Uma substância extremamente rara e perigosa, a antimatéria, está avaliada em impressionantes 2,7 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros) por grama, tornando-se o material mais caro do mundo.

A YouTuber Dianna Cowern, conhecida online como @physicsgirl, documentou a sua visita ao local onde essa substância é produzida. Viajou até um armazém em França, na fronteira com a Suíça, onde visitou o CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), um dos maiores e mais respeitados centros de pesquisa científica do mundo.

Na descrição do seu vídeo, Cowern destacou que “os cientistas não sabem o porquê de esse material ser tão raro”, o que a motivou a procurar respostas por conta própria. Nas suas palavras, “a antimatéria é a substância mais rara do universo”. Cientistas teorizam que o Big Bang deveria ter criado quantidades iguais de matéria e antimatéria, mas o universo observável é composto quase exclusivamente de matéria.

Cowern explicou que, ao entrar em contato com a matéria regular, a antimatéria aniquila-se, transformando-se em energia de luz pura. “Se uma colher de chá de antimatéria entrasse em contato com matéria comum, criaria uma explosão grande o suficiente para destruir toda a cidade de Manhattan”, explicou.

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.