Está proibida, a partir desta segunda-feira, em Portugal a comercialização e utilização de produtos cosméticos que contenham “Trimethylbenzoyl Diphenylphosphine Oxide” (TPO), que pode ser encontrado “em produtos cosméticos utilizados em conjuntos para unhas artificiais”, como as usadas nas esteticistas.
Em comunicado de julho último, o organismo indicou que face ao “disposto no artigo 15º do Regulamento de 30 de novembro, é proibida a utilização em produtos cosméticos de substâncias classificadas como cancerígenas, mutagénicas ou tóxicas”.
Como tal, “o Regulamento publicado a 12 de maio” veio proibir “a utilização deste ingrediente em produtos cosméticos utilizados em conjuntos para unhas artificiais [ou de gel]”.
Face ao disposto, o Infarmed determinou “que as entidades que comercializam produtos cosméticos que contenham o referido ingrediente devem encetar e implementar todas as medidas consideradas necessárias a garantir que esses produtos não sejam colocados ou disponibilizados no mercado, ou ao utilizador final” a partir desta segunda-feira.














