Depois de um março extraordinariamente chuvoso – especialmente a sul do Mondego -, abril vai ser um mês mais chuvoso do que o habitual na maioria das regiões de Portugal, indicou o site ‘MeteoRed’, em particular nas regiões de Viana do Castelo, Braga e Porto (integralmente) e em Vila Real, Viseu, Aveiro, Coimbra, Guarda e Castelo Branco (parcialmente), que podem registar uma anomalia de precipitação positiva de entre 10 e 20 mm.
Abril é, por norma, o sexto mês mais chuvoso em Portugal continental, segundo a normal climatológica de referência (1991-2020), com uma média de precipitação acumulada de 75,5 mm. Segundo Alfredo Graça, responsável pelo site, quase todo o território do Norte e Centro de Portugal continental deverá registar quantidades de chuva superiores à média climatológica.
Quais serão as regiões mais afetadas? Norte e Centro, com entre 5 e 10 mm a mais, em particular as regiões a oeste da Barreira de Condensação (10 e 20 mm) e em redor da Serra da Estrela – ou seja, distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, setores ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu e algumas zonas dos distritos de Coimbra, Leiria, Guarda e Castelo Branco.
Quanto aos Açores e à Madeira, é possível que abril se apresente mais húmido e instável do que o habitual, sobretudo nos Grupo Central e Oriental dos Açores. Na Madeira, o mês será dentro do normal.
E quanto às temperaturas?
A primeira quinzena de abril vai trazer temperaturas acima da média em grande parte de Portugal continental, em particular a norte do rio Tejo, com 1 grau Celsius a mais, sendo que nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real a anomalia poderá atingir os 3 graus Celsius. Assim, o quarto mês de 2025 deverá ser mais quente do que o habitual neste período, sendo que para a segunda quinzena as temperaturas deverão baixar até aos valores normais para esta fase do ano.








