
As bolsas Birkin da Hermès são as mais cobiçadas — e valiosas — do mundo. Poucos acessórios tiveram tanta influência na cultura pop e na moda com estas peças, que levaram Samantha Jones, personagem da série icónica ‘Sex and the City’, num episódio dedicado à sua missão de conseguir uma: “Não é uma bolsa, é uma Birkin.”
Pois então, o mundo da moda assistiu recentemente a um momento histórico: o protótipo original da icónica Hermès Birkin foi vendido pela Sotheby’s por uns impressionantes 8,6 milhões de euros. Esta peça única não é apenas um símbolo de luxo, mas o ponto de partida de uma revolução no design de acessórios.
A especialista em moda da Catawiki, Fleur Feijen, explica o fascínio: “Há algo absolutamente indescritível em possuir um acessório arquetípico. É a união da moda, claro, mas também da irreverência, da inovação e do tipo de simbolismo que deixa as pessoas maravilhadas.”
A história da Birkin começa de forma quase acidental, quando, em 1984, Jane Birkin confidenciou a Jean-Louis Dumas, presidente da Hermès, que a sua bolsa Kelly não era suficientemente prática. O resto é história – e agora também um investimento de luxo.
Na Catawiki, o principal marketplace europeu de objetos especiais, as bolsas Hermès – especialmente as Birkin – continuam a atrair uma procura crescente. Só em 2024, o número de utilizadores que licitaram por Birkins aumentou quase 70% face a 2023, e o número de licitações subiu mais de 80%. “A valorização média anual de uma Birkin nos últimos dez anos ronda os 14% – mais do que o ouro”, nota Fleur.
Leilões Hermès todas as semanas
Devido ao elevado interesse, a Catawiki organiza leilões semanais dedicados a bolsas Hermès, com novas peças exclusivas a cada edição. O leilão desta semana pode ser consultado aqui.













