As 1054 nomeações feitas pelo Governo para os gabinetes ministeriais representam uma despesa de 2,8 milhões de euros por mês em salários brutos, repartidos por 19 ministérios, noticia o “Jornal de Notícias” (JN).
O “JN” acrescenta que, se incluirmos o gabinete do primeiro-ministro e respectivas secretarias de Estado, o total chega aos 3,05 milhões por mês (42,8 milhões por ano). A manterem-se estes valores, serão gastos 171 milhões de euros na legislatura.
No total, a despesa do Governo com salários vai ascender a 39,9 milhões de euros, valor que ultrapassa em cerca de 11 milhões os 29,2 milhões de 2015, na altura noticiado pela revista “Visão”.
No entanto, recorde-se que o tamanho do Governo aumento nesta legislatura. É, aliás, o maior de sempre: 20 ministérios e 50 secretarias de Estado. O Executivo tem, pelo menos, 1054 funcionários nos gabinetes, sendo que no Ministério das Infraestruturas ainda há dados por divulgar. A maioria está nos ministérios das Finanças, Ambiente e Economia. Os do Planeamento, Mar e Coesão Territorial são os que têm menos.
Relativamente ao peso dos salários, o “JN” escreve que a maior despesa cabe aos ministérios das Finanças, Ambiente e Educação. Os que menos gastam são os do Planeamento e o do Mar.











