O Governo português saudou hoje o acordo de cessar-fogo e de abertura do estreito de Ormuz alcançado na terça-feira pelos Estados Unidos e Irão.
Numa mensagem publicada na rede social X, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português agradece a mediação do Paquistão, assim como “os esforços de todos os seus parceiros nas negociações”.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O Governo português saúda o acordo de cessar-fogo e de abertura do estreito de Ormuz alcançado pelos Estados Unidos e Irão. Portugal agradece a mediação do Paquistão e, bem assim, os esforços de todos os seus parceiros nas negociações. <br><br>Este é um primeiro passo determinante para…</p>— Negócios Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) <a href=”https://twitter.com/nestrangeiro_pt/status/2041774205952229793?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 8, 2026</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
O Presidente americano, Donald Trump, anunciou esta terça-feira que aceitou suspender por duas semanas os bombardeamentos e ataques ao Irão, num “cessar-fogo bilateral”, e após ter recebido de Teerão uma proposta de paz “viável”.
Depois, o Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão confirmou o cessar-fogo bilateral de duas semanas com os Estados Unidos e informou que as negociações para um acordo de paz terão lugar no Paquistão a partir de 10 de abril.














