Trump exige que dois ícones dos transportes nos EUA sejam renomeados em sua homenagem… ou ameaça cortar fundos federais

Estados de Nova Iorque e Nova Jersey processaram o Governo para forçar o restabelecimento imediato dos recursos congelados que afetam este projeto ferroviário

Francisco Laranjeira
Fevereiro 9, 2026
12:23

Donald Trump exigiu que o Aeroporto Dulles, eme Washington, e a Estação Penn, em Nova Iorque, sejam renomeados em sua homenagem: caso contrário, os fundos federais para o projeto ferroviário Gateway poderão ser retidos.

O projeto Gateway em Nova Iorque é fundamental para o corredor ferroviário do nordeste e a sua suspensão pode deixar cerca de 1.000 trabalhadores desempregados, indicou o jornal ‘El Español’.

A proposta foi transmitida por membros da Casa Branca ao líder democrata no Senado, Chuck Schumer, durante as negociações para reativar os cerca de 16 mil milhões de dólares destinados ao túnel ferroviário sob o rio Hudson, entre Nova Iorque e Nova Jersey. A informação foi divulgada por diversos veículos de comunicação locais dos EUA, citando várias fontes. Todas elas solicitaram anonimato.

Segundo fontes familiarizadas com o assunto citadas pelo jornal ‘POLITICO’, Schumer rejeitou a ideia de renomear o Aeroporto Washington-Dulles e a Penn Station de Nova York em homenagem a Trump, acreditando que o presidente poderia restaurar o financiamento do projeto a qualquer momento, se quisesse.

Já os estados de Nova Iorque e Nova Jersey processaram o Governo para forçar o restabelecimento imediato dos recursos congelados que afetam este projeto ferroviário.

Em outubro último, o Departamento de Transportes congelou 18 mil milhões de dólares em fundos que afetavam o projeto Gateway e outros planos de infraestrutura, considerando-os sujeitos às políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) das administrações democratas.

Os gabinetes dos procuradores de Nova Iorque e Nova Jersey entraram com a ação judicial na noite da passada terça-feira num tribunal de Nova Iorque e pediram a um juiz uma ordem para impedir o Departamento de Transportes de manter os fundos congelados, com altos funcionários dos dois estados a alertarem para perdas de empregos e custos crescentes.

O projeto Gateway, considerado crucial para o Corredor Ferroviário do Nordeste, prevê um novo túnel e a modernização da infraestrutura existente sob o Rio Hudson. A paralisação do projeto poderia deixar aproximadamente 1.000 trabalhadores desempregados.

A Penn Station é uma das estações ferroviárias mais famosas da cidade de Iorque. Inaugurada em 1910, está localizada ao lado do lendário pavilhão Madison Square Garden, casa da equipa da NBA New York Knicks. Por sua vez, o Aeroporto Internacional de Washington Dulles é o aeroporto com maior fluxo de passageiros na capital dos EUA.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.