Fidelidade conclui venda de 40% da Luz Saúde ao grupo australiano Macquarie

A Fidelidade concluiu a venda de uma participação de 40% no capital da Luz Saúde ao Grupo Macquarie Asset Management, marcando a conclusão da operação a entrada do grupo australiano na estrutura acionista.

André Manuel Mendes
Janeiro 29, 2026
15:53

A Fidelidade concluiu a venda de uma participação de 40% no capital da Luz Saúde ao Grupo Macquarie Asset Management, através da MEIF 7 MED BIDCO, S.A..

O acordo tinha sido anunciado em setembro de 2025 e a sua conclusão formaliza agora a entrada do grupo australiano na estrutura acionista da Luz Saúde. A Fidelidade mantém, contudo, uma posição de controlo na empresa, sublinhando a relevância estratégica do setor da saúde para o desenvolvimento do grupo segurador.

No âmbito da transação, foram cooptados três novos administradores não executivos indicados pelo Grupo Macquarie: Juan Caño, Thierry Chiche e Gabriele Duesberg. A presidência do Conselho de Administração permanece a cargo de Jorge Magalhães Correia, enquanto Isabel Vaz continua a liderar a Comissão Executiva. Esta mantém a sua composição, registando apenas a entrada de Francisco Mota, proveniente da direção executiva do grupo.

“A venda desta participação ao Grupo Macquarie reforça a estrutura acionista da Luz Saúde, com a entrada de um parceiro de referência e que tem experiência comprovada no setor da saúde, contribuindo para o seu crescimento de médio e longo prazo, bem como para o reforço da sua posição de mercado”, sublinha a seguradora em comunicado.

A transação teve por base uma avaliação da Luz Saúde superior a 1,1 mil milhões de euros em termos de Enterprise Value.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.