Mau tempo. Mais de 610 mil clientes sem energia elétrica pelas 11 horas

De acordo com a empresa, a rede elétrica foi bastante afetada pelas condições meteorológicas adversas provocadas pela depressão Kristin, causando vários danos na infraestrutura física de distribuição de eletricidade

Executive Digest com Lusa
Janeiro 28, 2026
11:41

Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11h00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.

Segundo um balanço enviado pela E-Redes à Lusa, às 11h00 estavam sem energia, por causa do mau tempo, 613 mil clientes e mobilizados no terreno 1.200 operacionais.

“A intervenção das equipas operacionais da E-Redes mobilizadas no terreno foi dificultada pelas condições meteorológicas adversas, havendo agora condições de mobilidade para a resolução das avarias que se registaram na Alta, Média e Baixa Tensão”, adianta a empresa.

De acordo com a empresa, a rede elétrica foi bastante afetada pelas condições meteorológicas adversas provocadas pela depressão Kristin, causando vários danos na infraestrutura física de distribuição de eletricidade.

A passagem da depressão Kristin pelo território português provocou duas mortes, em Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, e Leiria, com a Proteção Civil a registar mais de mil ocorrências durante a madrugada de hoje.

Quedas de árvores e de estruturas foram as principais ocorrências, que afetaram sobretudo os distritos de Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra e Lisboa.

Vento, chuva, neve e agitação marítima têm motivado o corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, bem como o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações.

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, e há avisos meteorológicos vermelhos (nível mais grave) em toda a costa do continente.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.