Kremlin diz que Trump ficará na história se conseguir anexar Gronelândia

Trump tem repetidamente defendido que os Estados Unidos não aceitarão outra solução que não seja a propriedade da Gronelândia

Francisco Laranjeira
Janeiro 19, 2026
13:09

O porta-voz do Kremlin afirmou esta segunda-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “certamente entraria para a história” se conseguisse tomar o controlo da Gronelândia, um território autónomo da Dinamarca, uma declaração que sublinha a crescente atenção internacional em torno das ambições americanas na ilha do Ártico.

Segundo a agência ‘Reuters’, Dmitry Peskov, porta-voz do executivo russo, evitou comentar se a ideia americana é positiva ou legal, mas referiu que muitos especialistas internacionais consideram que, caso Trump resolvesse a questão da incorporação da ilha ao território dos EUA, esse feito seria memorável não só na história dos Estados Unidos como também na história mundial.

Trump tem repetidamente defendido que os Estados Unidos não aceitarão outra solução que não seja a propriedade da Gronelândia, argumentando que, caso contrário, Rússia ou China poderão assumir o controlo do vasto território autónomo pertencente à Dinamarca.

Peskov disse ainda que não comentaria as alegações de Trump sobre uma ameaça russa à ilha, embora tenha reconhecido que surgiram recentemente muitas “informações perturbadoras” sobre o assunto.

Os líderes da Dinamarca e da própria Gronelândia têm sido claros na sua oposição à venda ou transferência de soberania do território, reiterando que a ilha não está à venda e não deseja passar a fazer parte dos Estados Unidos.

Na semana anterior, o ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia criticou as acusações ocidentais sobre uma suposta ameaça russa à Gronelândia, considerando-as exemplos de um duplo padrão por parte das potências ocidentais que reivindicam superioridade moral.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.