A ASAE determinou, esta terça-feira, a suspensão imediata de atividade de 11 operadores económicos no setor da restauração e bebidas, na sequência da Operação Spice.
Em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica indicou que “realizou, através da Unidade Regional do Sul, uma operação de fiscalização dirigida ao setor da restauração e bebidas, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação aplicável e promover elevados padrões de qualidade e segurança alimentar na cidade de Lisboa”.
A operação, que visou a “verificação do cumprimento das normas legais em vigor, nomeadamente no que respeita às condições higiossanitárias, à segurança alimentar, bem como à observância das regras aplicáveis ao exercício da atividade económica, foram fiscalizados 52 operadores económicos, tendo sido determinada a suspensão imediata de atividade de 11 deles por violação dos deveres gerais da entidade”.
Foi também “instaurado um processo-crime por géneros alimentícios avariados e 30 processos de contraordenação, destacando-se como principais infrações irregularidades relativas a falta de registos HACCP, a violação dos deveres gerais da entidade, a falta de controlo metrológico e de mera comunicação prévia, a falta de envio do original do livro de reclamações, entre outras”.
Por último, indicou a ASAE, foram apreendidos “95 kg de géneros alimentícios, 38,5 litros de molhos e 3 balanças, estas últimas devido à ausência de controlo metrológico”.














