Temperaturas podem chegar hoje a 8 graus abaixo do normal: saiba as regiões do país mais afetadas

De acordo com a previsão, a manhã será fria e seca, com céu pouco nublado em grande parte do território. A partir do meio da tarde, a nebulosidade aumenta no Norte e, mais tarde, nas regiões Centro e Sul, associada à aproximação de uma linha de instabilidade

Francisco Laranjeira
Janeiro 6, 2026
6:15

Portugal continental mantém-se sob a influência de uma massa de ar polar esta terça-feira, com temperaturas muito baixas, geadas generalizadas e possibilidade de precipitação no final do dia, sobretudo no Norte. Apesar de um início de dia maioritariamente soalheiro, a nebulosidade deverá aumentar gradualmente ao longo da tarde.

De acordo com a previsão, a manhã será fria e seca, com céu pouco nublado em grande parte do território. A partir do meio da tarde, a nebulosidade aumenta no Norte e, mais tarde, nas regiões Centro e Sul, associada à aproximação de uma linha de instabilidade.

Ao final do dia, são esperados períodos de chuva ou aguaceiros no Norte do país, ainda antes da meia-noite, com a precipitação a estender-se rapidamente ao Centro durante a madrugada de quarta-feira. No Sul, a chuva deverá ser fraca ou residual.

Existe também a possibilidade de queda de neve nas regiões do Norte, inicialmente acima dos 400 metros de altitude, podendo a cota subir para valores entre os 800 e os 1.000 metros. O cenário permanece incerto, mas o frio acumulado aumenta o potencial para ocorrências localizadas, sobretudo no Interior Norte.

Mínimas negativas e aviso de tempo frio

As temperaturas mínimas deverão manter-se negativas em grande parte do território, com exceção de algumas zonas costeiras e do Algarve. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera mantém o aviso amarelo de tempo frio para vários distritos do interior, onde as geadas poderão ser fortes, especialmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Apesar de uma ligeira diminuição do vento face a segunda-feira, o frio continuará a marcar o dia, com máximas baixas e formação de gelo em locais abrigados. O vento soprará fraco no Interior e moderado no litoral, de Norte.

A ondulação marítima deverá ser mais fraca, com ondas até dois metros na costa ocidental e cerca de um metro no Algarve.

Para os dias seguintes, a instabilidade deverá aumentar gradualmente. Na quarta-feira, prevê-se a passagem de uma nova linha de instabilidade, com possibilidade de chuva fraca e neve nas cotas mais elevadas do Norte. A chuva regressa com maior expressão na quinta-feira e poderá intensificar-se na madrugada de sexta-feira, sobretudo no Norte, antes de dar lugar a um fim de semana mais seco, embora ainda frio e parcialmente nublado.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.