A Volkswagen abre as portas do novo ID. Polo pela primeira vez, oferecendo uma visão emocionante do interior dos seus futuros modelos. A nova abordagem de design holístico, moldada especialmente pelo feedback dos clientes, vai definir o habitáculo dos próximos modelos ID.
As características incluem nova clareza informativa e superior qualidade, bem como controlos intuitivos, com padrões de utilização familiares na VW, adotados e aperfeiçoados. Ao mesmo tempo, uma nova geração de software inclui novas funções para o ID. Polo. O charme da década de 1980 está agora presente no veículo graças ao ecrã retro: com um único toque num botão, os ecrãs digitais transformam-se em grafismos que lembram o primeiro Golf.
“A nossa nova arquitetura interior, começando com o novo ID. Polo, eleva a experiência do cliente a um novo nível: com linhas simples, materiais de alta qualidade e um ambiente de utilização intuitivo com botões físicos e ecrãs com uma nova estrutura”, salientou Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Volkswagen responsável pelo Desenvolvimento Técnico. “Além disso, a partir do ID. Polo, a nossa próxima geração de software proporcionará visivelmente mais conforto e funções aos nossos clientes. Isto inclui, por exemplo, a terceira geração do Travel Assist, que em breve reconhecerá semáforos vermelhos e sinais de “Stop”, bem como uma condução confortável com um único pedal.”
Atmosfera positiva e padrões de elevada qualidade
Há muito tempo que a Volkswagen oferece padrões de qualidade e de conforto nos segmentos de veículos utilitários e compactos que estão alinhados com uma classe de veículos superior. Com o novo ID. Polo, a Volkswagen continua esta abordagem em conjunto com a nova linguagem de design ‘Pure Positive’. A impressão de cruzamento de segmentos reflete-se em detalhes como superfícies revestidas a tecido no painel de instrumentos e nas inserções das portas.
A sensação agradável conferida por todas as superfícies, botões, controlos e puxadores cria uma atmosfera convidativa e amigável. Além disso, o novo cockpit da Volkswagen concentra-se numa operação e utilização ainda mais intuitivas. Os elementos-chave incluem:
• Ecrãs com informações claras e estruturas
• Mais botões para funções diretas
• Um volante multifunções com controlos de botões simplificado
• Adoção de padrões de utilização familiares na VW
“O novo ID. Polo é um amigo acessível para o dia a dia. Tal como o Polo sempre foi, mas agora elétrico”, apontou o designer-chefe da Volkswagen, Andreas Mindt. “Criámos um interior que transmite uma sensação de familiaridade desde o primeiro contacto. Os botões físicos proporcionam estabilidade e confiança, os materiais acolhedores tornam-no apelativo e os detalhes encantadores, como o novo visual retro do painel de instrumentos, revelam o típico toque Volkswagen. Tudo isto faz do ID. Polo um automóvel compacto com um grande coração – ‘Pure Positive’ na sua forma mais pura.”
ID. Polo com arquitetura de orientação horizontal do habitáculo
Dois grandes ecrãs, dispostos ao longo de uma única linha de visão, definem a nova arquitetura do cockpit. Estes incluem o “digital cockpit” atrás do volante, com um ecrã de 26 cm de diagonal (10,25 polegadas), e o ecrã tátil de 33 cm (quase 13 polegadas) do sistema de infotainment, que se destaca no seu segmento devido às suas dimensões e funcionalidades.
Os gráficos são de alta resolução e precisos, e o ecrã central é facilmente acessível também para o passageiro da frente. Existem botões separados para as funções de climatização e as luzes de emergência estão integradas numa faixa abaixo do ecrã de infotainment. O volante multifunções também é completamente novo, com zonas de botões claramente estruturadas.
Posicionado entre o suporte para smartphone e os suportes para copos, encontra-se um botão rotativo para o funcionamento do áudio, facilmente acessível tanto para o condutor como para o passageiro, permitindo o ajuste do volume, bem como a seleção de faixas e estações. O ID.Light foi significativamente aperfeiçoado: esta faixa de luz interativa e intuitiva agora estende-se não apenas por toda a largura do painel de instrumentos na base do para-brisas, mas também pelas portas dianteiras pela primeira vez.
Ecrã retro – um pormenor divertido
Detalhes especiais e inesperados, concebidos para criar uma ligação emocional, são resumidos pela equipa de design sob o termo ‘Secret Sauce’ (ingrediente secreto). No ID. Polo, este extra tangível é personificado pelo ecrã retro: com apenas um toque num botão no volante ou através do sistema de infotainment, os ecrãs digitais do painel de instrumentos transformam-se em grafismos clássicos do Golf I da década de 1980.














