O último debate das eleições presidenciais está marcado para esta terça-feira, na RTP1, e deverá juntar os 11 candidatos oficialmente admitidos na corrida a Belém. Após a decisão do Tribunal Constitucional sobre a validação das candidaturas, a televisão pública confirmou que todos os nomes aprovados foram convidados para um debate conjunto.
A realização de um único debate com todos os candidatos foi a primeira opção assumida pela RTP, embora a direção de Informação tenha admitido que a decisão final sobre o formato — um ou dois debates — só chegaria depois do Natal. Segundo o ‘Expresso’, a hipótese de dividir os candidatos em duas rondas esteve em cima da mesa caso fossem admitidas mais de dez candidaturas.
Além dos oito candidatos que participaram nos debates televisivos frente a frente ao longo das últimas semanas, o debate final deverá incluir também o músico Manuel João Vieira, o pintor Humberto Correia e o sindicalista André Pestana. Os três nomes não integraram os duelos anteriores, mas foram admitidos pelo Tribunal Constitucional.
A RTP já tinha esclarecido que Manuel João Vieira, o primeiro dos três a formalizar a candidatura, estaria incluído no debate final, assim como todos os candidatos que viessem a ser validados pelo TC. Das 14 candidaturas entregues inicialmente, foram confirmadas 11.
De acordo com o Medialivre, o debate realiza-se a partir das 22h00 e terá uma duração estimada de duas horas e meia, terminando pelas 00h30. Em estúdio estarão João Cotrim de Figueiredo, Manuel João Vieira, Humberto Correia, António Filipe, Catarina Martins, Henrique Gouveia e Melo, André Ventura, António José Seguro, André Pestana, Luís Marques Mendes e Jorge Pinto.
No final do confronto televisivo, ficará concluída a fase de debates entre todos os candidatos, numa eleição em que, apesar de serem 11 os concorrentes, apenas um será eleito Presidente da República.














