Polónia acusa Bielorrússia de provocação após violação de espaço aéreo

Vários países têm denunciado o lançamento de uma guerra híbrida da Rússia contra os Estados da região que apoiam a Ucrânia

Executive Digest com Lusa
Dezembro 26, 2025
15:11

As autoridades polacas denunciaram hoje que o seu espaço aéreo foi violado na quarta-feira, quando foi invadido por dezenas de balões carregados com mercadorias de contrabando provenientes da Bielorrússia, classificando a situação como uma provocação.

Segundo o Gabinete de Segurança Nacional da Polónia, foram identificadas, na véspera de Natal, várias dezenas de objetos originários da Bielorrússia a entrar no espaço aéreo polaco, tendo sido igualmente intercetado um avião de reconhecimento russo em águas territoriais polacas.

Embora alguns destes objetos tenham sido identificados como balões carregados com contrabando – um incidente que tem vindo a repetir-se nas últimas semanas ao longo da fronteira partilhada pela Bielorrússia e pela Lituânia -, a Polónia sustenta que vários fatores sugerem que a situação vai além do transporte ilegal de mercadorias.

“O facto de ter ocorrido durante um período festivo, a atividade de aeronaves russas no Mar Báltico e a ocorrência recente de incidentes semelhantes na Lituânia, podem indicar que se tratou de uma provocação disfarçada de operação de contrabando”, afirmou o gabinete oficial polaco nas redes sociais.

Vários países têm denunciado o lançamento de uma guerra híbrida da Rússia contra os Estados da região que apoiam a Ucrânia, com incidentes semelhantes ao reportado hoje pelas autoridades polacas para desestabilizar a situação na fronteira.

Além das operações de contrabando, registou-se também um aumento da migração irregular da Bielorrússia para os Estados-membros da União Europeia, com os países fronteiriços a acusarem Minsk de incentivar as tentativas de entradas irregulares no território do bloco comunitário.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.