O frio vai intensificar-se em Portugal continental ao longo desta semana, com descida das temperaturas abaixo de 0ºC em algumas regiões interiores entre quarta e sexta-feira, enquanto os Açores enfrentarão períodos de mau tempo, com chuva e vento moderado a forte. As previsões são do portal especializado LusoMeteo.pt, que antecipa ainda geadas em várias zonas do interior Norte e Centro.
Segundo s previsões, a intensificação do frio deve-se à chegada de massas de ar frio, combinada com o processo de inversão térmica, em que o ar frio se acumula nos locais mais abrigados durante a noite, favorecendo a formação de geadas. Este fenómeno é típico para esta altura do ano, especialmente com a aproximação do mês de dezembro, início do inverno. Embora os últimos novembro tenham sido mais chuvosos e suavizado a sensação de frio noturno, o comportamento térmico atual é considerado normal.
Como está o tempo hoje e amanhã?
Em Portugal continental, os dias serão de céu geralmente pouco nublado ou limpo, com neblinas matinais a dissiparem-se rapidamente. As tardes serão soalheiras na maior parte do território. As mínimas aproximam-se dos 0ºC em áreas interiores do Norte e Centro, e entre 3 a 5ºC no Interior Sul. No litoral e no Algarve, as mínimas situam-se entre 5 e 9ºC, podendo cair ligeiramente em zonas mais abrigadas. As máximas variam entre 10 a 14ºC no Interior Norte e Centro e 14 a 18ºC no restante território, com vento fraco a moderado do Norte, proporcionando uma sensação térmica agradável. O mar estará calmo, com ondas de 1 a 2 metros, e o índice UV será baixo a moderado (2 a 3).
Nos Açores, a quarta-feira deve trazer chuva nas Ilhas Ocidentais (Flores e Corvo) e posteriormente para as Ilhas Centrais, com vento de sudoeste inicialmente, rodando para norte, com rajadas até 60 km/h. Quinta-feira continuará instável, com precipitação mais intensa nas Ilhas Centrais e Orientais, risco de inundações e vento moderado a forte, com rajadas até 60 km/h. O mar ficará agitado, com ondas até 3 metros nas zonas mais afetadas.
Na Madeira, prevê-se céu parcialmente nublado, com abertas, especialmente nas encostas voltadas a sul, vento moderado de nordeste e temperaturas estáveis entre 15 a 18ºC (mínimas) e 20 a 23ºC (máximas). O mar deve manter-se calmo, com ondas entre 1 a 2 metros.
Já na sexta-feira, Portugal continental terá novamente céu pouco nublado, com neblinas matinais em vales e aumento de nebulosidade a norte do Montejunto-Estrela à tarde. As temperaturas mantêm-se frias durante a noite, com geadas no interior, e agradáveis durante o dia. O vento sopra fraco a moderado do Norte/Noroeste (15 a 30 km/h) e a humidade varia entre 40 a 60% durante a tarde, exceto a norte, onde se mantém mais elevada. O mar permanece calmo, com ondas até 1 metro, podendo aumentar para 2 a 3 metros na costa ocidental a norte do Cabo Mondego.
Nos Açores, a sexta-feira traz melhoria do tempo, com céu pouco nublado ou boas abertas, exceção das Ilhas Orientais com nebulosidade até meio da manhã. Possíveis aguaceiros fracos nas Ilhas Orientais, vento fraco a moderado e rajadas até 55 km/h, e descida ligeira das temperaturas.
Na Madeira, o céu mantém-se pouco nublado a sul, com maior nebulosidade nas regiões montanhosas do arquipélago e probabilidade de chuva fraca. O vento soprará moderado de nordeste (20 a 30 km/h), com rajadas ocasionais até 45 km/h, e as temperaturas não devem sofrer alterações significativas. O mar continua calmo.














