O debate entre os candidatos presidenciais Gouveia e Melo e João Cotrim de Figueiredo foi o menos visto na primeira semana, enquanto o inaugural, entre André Ventura e António José Seguro, continua a liderar, segundo a Universal McCann.
“O debate menos visto da semana foi o frente a frente entre Gouveia e Melo e João Cotrim de Figueiredo”, que foi transmitido pela RTP1 e registou “uma audiência total de 1,1 milhões de telespetadores, o que correspondeu a uma audiência média de 607 mil e a um ‘share’ de 12,8%”, afirma a Universal McCann (UM), agência de meios do grupo IPG Mediabrands.
Em 17 de novembro arrancou o ciclo de 28 debates entre os principais candidatos à Presidência da República, cujas eleições decorrem em 18 de janeiro, transmitidos pela RTP, SIC e TVI.
Recorde-se que o debate inaugural, entre André Ventura e António José Seguro, foi transmitido pela TVI e é o mais visto da primeira semana.
PUBLICIDADE
Moderado por José Alberto Carvalho, o debate “registou uma audiência total de 1 milhão e 520 mil telespetadores, correspondendo a uma audiência média de 1 milhão e 42 mil e a um ‘share’ de 21,2%”.
Este debate foi o programa mais visto do dia em toda a televisão portuguesa, contribuindo para que a TVI terminasse o dia na liderança, com um ‘share’ de 18,2%, “mais 2,7 pontos percentuais do que a SIC, que ficou na segunda posição”, segundo a UM.
Em 2021, ao contrário destas presidenciais em que os debates se prolongam por várias semanas, houve menos candidatos, o que “permitiu concentrar todos os debates numa única semana, entre 2 e 9 de janeiro” daquele ano.
“A exceção foi o debate com todos os candidatos, transmitido a 12 de janeiro”, refere a UM, referindo que “ao comparar a primeira semana das presidenciais de 2026 com a de 2021, esta última contabiliza todos os 21 debates transmitidos pelos vários canais de televisão”.
Ainda assim, ao comparar o debate mais visto da primeira semana, o encontro entre André Ventura e António José Seguro, com o frente a frente mais visto de 2021 (Marcelo Rebelo de Sousa x André Ventura), “verifica-se que o debate de 2021 obteve melhores resultados”.
Este último foi transmitido pela SIC em 06 de janeiro de 2021 e registou uma audiência média de 1,7 milhões de telespetadores e um ‘share’ de 32,4%, ou seja, mais 675 mil telespetadores do que o debate mais visto nesta primeira semana.
Nesta primeira semana de debates, “o confronto entre Catarina Martins e Gouveia e Melo, transmitido pela SIC, ficou na segunda posição do ranking”. Moderado pela jornalista Clara de Sousa, registou audiência total de 1,3 milhões de telespetadores, uma audiência média de 798 mil telespetadores e um ‘share’ de 16,6%.
“A completar o pódio surge o debate entre Luís Marques Mendes e António Filipe, também emitido pela SIC, que registou uma audiência total de 1,3 milhões de telespetadores, uma audiência média de 751 mil telespetadores e um ‘share’ de 16,1%”, conclui a UM.














