Líderes europeus reúnem-se este sábado para analisar proposta dos EUA para a paz na Ucrânia

O presidente do Conselho Europeu revelou também que a UE também não foi informada do plano proposto pela Casa Branca

Francisco Laranjeira
Novembro 21, 2025
18:34

António Costa revelou, numa publicação na rede social ‘X’, que, com Ursula von der Leyen, já falou com Volodymyr Zelensky sobre a situação na Ucrânia após a apresentação do polémico plano de paz apresentado pelos EUA, defendendo que não deve haver nada que seja sobre a Ucrânia sem que a Ucrânia seja parte do processo. O antigo primeiro-ministro indicou ainda que os líderes europeus vão reunir-se este sábado.

“Em conjunto com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falámos com o presidente Volodymyr Zelensky […], os líderes europeus vão encontrar-se amanhã [sábado] às margens da cimeira do G20 [20 maiores economias mundiais] e depois em Angola na reunião entre a UE e a União Africana”, escreveu António Costa, nas redes sociais.

O presidente do Conselho Europeu revelou também que a UE também não foi informada do plano proposto pela Casa Branca.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy também revelou a conversa com os dois responsáveis europeus, onde foi discutidas as propostas dos EUA para pôr fim ao conflito com a Rússia: o líder ucraniano enfatizou igualmente que a “a Ucrânia aprecia o desejo dos EUA e do presidente Donald Trump de pôr fim ao conflito”.

“Tive uma conversa com o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, e com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Falei sobre as propostas dos Estados Unidos para o fim da guerra e sobre os contactos com parceiros na Europa e nos EUA. Todos nós reconhecemos o desejo dos Estados Unidos e do Presidente Trump de pôr fim a esta guerra, e estamos a trabalhar em estreita coordenação para garantir que se trate de um plano conjunto e coordenado”, apontou.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.