Próxima semana à lupa: Dos mercados à economia – e outras coisas que precisa de saber

Do calendário económico ao que vai mexer com os mercados na próxima semana. Saiba o que vai estar na agenda nacional e internacional

Executive Digest
Novembro 21, 2025
14:49

Os índices de ações americanos estão a caminho de terminar em baixa esta semana, com o Nasdaq 100 a liderar a queda após reverter drasticamente e apagar a breve recuperação provocada pelos lucros da NVIDIA. O sell-off foi impulsionado por várias pressões:

  • os dados mistos sobre o emprego em setembro não conseguiram reavivar as esperanças de um corte nas taxas de juro por parte da Fed em dezembro, os resultados da NVIDIA não aliviaram as preocupações com as avaliações exageradas das empresas de tecnologia, as criptomoedas prolongaram a sua queda acentuada e os títulos do governo japonês (JGBs) foram novamente vendidos;
  • além disso, as minutas da reunião de outubro da FOMC foram hakish e afastaram ainda mais as expectativas de um corte nas taxas em dezembro. O emprego não agrícola de setembro aumentou em 119.000, bem acima da previsão consensual de 50.000. No entanto, a taxa de desemprego subiu de 4,3% para 4,4%, o seu nível mais alto desde outubro de 2021.

No Reino Unido, a inflação global manteve-se em 3,6% em outubro, enquanto a inflação subjacente diminuiu de 3,5% para 3,4%;

No Japão, o produto interno bruto (PIB) anualizado preliminar do terceiro trimestre encolheu 1,8%, revertendo o ganho de 2,3% no segundo trimestre. A inflação geral japonesa subiu de 2,9% para 3% em relação ao ano anterior, enquanto a inflação subjacente também subiu de 2,9% para 3%.

 

Destaques da semana que vem

  • Inflação de outubro na Austrália

Data: quarta-feira, 26 de novembro, às 00h30 GMT

O primeiro índice de preços ao consumidor (IPC) mensal completo será divulgado na quarta-feira, 26 de novembro, marcando a transição do IPC trimestral e do indicador IPC mensal parcial para o novo IPC mensal completo como medida da inflação geral da Austrália. A partir desta divulgação, o indicador IPC mensal parcial não será mais produzido. O IPC mensal completo fornece dados mais abrangentes, alinhando a Austrália com todas as outras economias do G20.

No terceiro trimestre de 2025, a inflação dos preços ao consumidor ficou acima do esperado. O IPC geral subiu 1,3% em relação ao trimestre anterior, elevando a taxa anual de 2,1% para 3,2% em relação ao ano anterior. A medida de inflação preferida do Banco Central da Austrália (RBA), a média ajustada, subiu 1,0% em relação ao trimestre anterior, elevando a taxa anual de 2,7% para 3,0%, o primeiro aumento desde dezembro de 2022.

A expectativa preliminar é de que o IPC geral em outubro suba para 3,4%.

 

  • Decisão sobre a taxa de juros do RBNZ

Data: quarta-feira, 26 de novembro, às 01h00 GMT

Na sua reunião de outubro, o RBNZ surpreendeu os mercados ao reduzir a taxa oficial de juros (OCR) em 50 pb, para 2,50%, um movimento maior do que os 25 pb esperados. Isso elevou o relaxamento total no ciclo atual para 300 pb, em relação ao pico de 5,50%. O corte foi unânime e o Comitê referiu que permanece aberto a novas reduções na OCR, conforme necessário, para que a inflação se estabilize de forma sustentável perto da meta de 2% no médio prazo. Os mercados esperam que a nova trajetória da OCR apresente uma taxa terminal em torno de 2,15%. O mercado de taxas de juro da Nova Zelândia está a descontar um corte de 25 pontos-base na próxima semana, o que levaria a OCR para 2,25%. Os mercados atribuem uma probabilidade de 50% para outro corte de 25 pontos-base em fevereiro, o que levaria a taxa terminal para 2,00%.

 

  • Divulgação de resultados do terceiro trimestre nos EUA

A época de resultados do terceiro trimestre de 2025 nos EUA está a entrar na sua fase final, com os resultados da Zoom, Dell e HP a serem divulgados na próxima semana.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.