A Ucrânia utilizou esta terça-feira mísseis ATACMS de longo alcance, fornecidos pelos EUA, para atacar alvos militares em território russo, informou o Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas.
“As Forças Armadas da Ucrânia empregaram com sucesso os sistemas de mísseis táticos ATACMS para realizar um ataque de precisão contra alvos militares em território russo”, refere o comunicado do Estado-Maior, sem no entanto especificar os alvos atingidos por Kiev.
O comando militar da Ucrânia enfatizou que este ataque é um acontecimento histórico, destacando o compromisso do país com a sua soberania. O Estado-Maior acrescentou que os ucranianos continuam resilientes e demonstram determinação apesar dos desafios contínuos das ofensivas russas. “O uso de capacidades de ataque de longo alcance, incluindo sistemas como o ATACMS, vai continuar”, observaram os militares.
Canais russos do ‘Telegram’ noticiaram que Voronezh terá sido atacada com mísseis balísticos, com diversos vídeos publicados online onde é possível ver-se explosões e fumo no céu.
Recorde-se que em agosto último o ‘Wall Street Journal’ noticiou que as autoridades dos EUA estariam alegadamente a impedir a Ucrânia de utilizar mísseis americanos de longo alcance para atingir território russo. Especificamente, desde o final da primavera que o Pentágono “não tinha permitido à Ucrânia utilizar ATACMS” para ataques em território russo.
No entanto, a 29 de setembro, o enviado especial do presidente dos EUA, Keith Kellogg, afirmou que o presidente Donald Trump tinha autorizado a Ucrânia a realizar ataques de longo alcance em território russo.














