A LusoSpace, empresa portuguesa de engenharia espacial, prepara o lançamento dos quatro primeiros satélites da constelação Lusíada, a primeira constelação nacional de satélites, marcando um novo capítulo na história aeroespacial portuguesa.
Os satélites, batizados Camões, Pessoa, Saramago e Agustina — em homenagem a quatro grandes nomes da literatura nacional — representam a fusão entre a ciência e a cultura portuguesa e simbolizam a ambição de Portugal em afirmar-se como um país de vanguarda tecnológica.
Equipada com tecnologia avançada AIS (Automatic Identification System) e VDES (VHF Data Exchange System), a constelação Lusíada vai permitir melhorar significativamente as comunicações marítimas globais, reforçando a segurança, a vigilância e a eficiência das operações no mar. Entre as principais funcionalidades estão comunicações bidireccionais entre embarcações e autoridades marítimas, deteção de comportamentos suspeitos, apoio a missões de emergência e salvamento, e monitorização de pesca ilegal ou não regulamentada (IUU).
Segundo a LusoSpace, esta missão representa “um marco para a engenharia portuguesa” e um passo decisivo para posicionar o país como referência no setor espacial europeu.
“Portugal tem talento, tem história e tem visão, e este projeto que a nossa equipa está a desenvolver é um bom exemplo como a engenharia portuguesa é talentosa e consegue levar até ao espaço novos projetos e novas soluções fundamentais para o desenvolvimento do tecido económico e social português. Neste projeto queremos que os portugueses estejam e venham connosco deixar um cunho único na conquista do espaço”, afirma a Ivo Vieira, CEO da LusoSpace.
Paralelamente ao lançamento, a LusoSpace lançou a campanha “O Seu Nome no Espaço”, uma iniciativa inédita que convida os portugueses a inscrever simbolicamente o seu nome para viajar em órbita a bordo dos satélites da constelação. A participação é gratuita e pode ser feita através das redes sociais da empresa, até que seja atingida a capacidade máxima do ficheiro digital que seguirá em missão.














