O Banco de Portugal lançou esta semana os “Mestres do Dinheiro”, um novo concurso de literacia económica, financeira e estatística para alunos de todas as áreas do ensino secundário. Podem candidatar-se equipas de três a cinco alunos e um professor, mediante inscrição no site do concurso.
Nos desafios, os alunos serão convidados a pôr à prova os seus conhecimentos, analisando casos práticos e adaptados às situações do dia a dia.
As inscrições já estão abertas e terminam a 31 de dezembro de 2025. Não há limite para o número de equipas a concorrer por escola, e cada professor também poderá orientar mais do que uma equipa.
Com esta iniciativa, o Banco de Portugal pretende promover a literacia económica, financeira e estatística entre os alunos do ensino secundário, incentivando o pensamento crítico, o interesse por temas que contribuem para uma cidadania informada e a tomada de decisões responsáveis.
Concluídas as inscrições, o concurso terá quatro fases, todas eliminatórias. Na primeira e na segunda fases (“Aprendiz” e “Explorador”), as equipas terão de responder a questionários online. Na terceira fase (“Criador”), terão de fazer um vídeo sobre um tema a definir pelo Banco de Portugal. Por último, teremos a grande final (fase “Mestre”) onde as equipas, autoras dos melhores vídeos, se reúnem presencialmente nas instalações do Banco de Portugal e prestam provas perante um júri.
Haverá prémios monetários para a equipa vencedora e para as restantes quatro equipas finalistas e também para a escola com mais alunos a completarem o primeiro questionário (“Aprendiz”).
Toda a informação sobre este desafio (incluindo materiais de apoio) pode ser consultada aqui.












