EDP vai abastecer 380 mil lares com renováveis na Austrália ao assegurar dois projetos híbridos emblemáticos

A EDP reforçou a sua presença no mercado australiano de energias renováveis ao assegurar financiamento de longo prazo para dois projetos híbridos emblemáticos, que somam mais de 1,7 GW de capacidade solar e armazenamento de baterias.

André Manuel Mendes
Outubro 13, 2025
12:00

A EDP reforçou a sua presença no mercado australiano de energias renováveis ao assegurar financiamento de longo prazo para dois projetos híbridos emblemáticos, que somam mais de 1,7 GW de capacidade solar e armazenamento de baterias.

A seleção ocorreu no âmbito do concurso nº 4 do Capacity Investment Scheme (CIS), iniciativa do governo australiano que garante receitas a longo prazo para projetos de energia renovável e armazenamento, reduzindo o risco financeiro e acelerando a execução de novos investimentos.

Os projetos incluem o Punchs Creek Renewable Energy, em Toowoomba, Queensland, com 480 MWp de energia solar e um sistema de armazenamento por baterias de 400 MW/1.600 MWh, e o Merino Hybrid, perto de Goulburn, em Nova Gales do Sul, com 530 MWp de solar e 450 MW/1.800 MWh em baterias. Juntos, estes empreendimentos vão gerar cerca de 2,2 TWh de energia limpa por ano, suficiente para abastecer aproximadamente 380 mil lares australianos em períodos de pico de procura.

A entrada em operação do Punchs Creek está prevista para início de 2029, enquanto o Merino Hybrid deve iniciar construção na segunda metade de 2026. Os projetos envolverão 1,5 milhões de painéis solares distribuídos por 1.600 hectares e deverão criar mais de 1.600 empregos locais, com um investimento adicional de até 17 milhões de dólares australianos em programas de benefícios comunitários e para povos indígenas.

O CIS pretende adicionar entre 32 e 40 GW de nova capacidade renovável e de armazenamento até 2030, contribuindo para a meta do governo australiano de atingir 82% de eletricidade renovável na rede, ao mesmo tempo que melhora a fiabilidade do sistema e reduz os custos de eletricidade.

A EDPR Australia mantém ainda um pipeline de cerca de 4 GW, com mais de 30 projetos em desenvolvimento, reforçando a sua estratégia de crescimento no país e o compromisso com um futuro energético sustentável, com mais de 2 GW de solar, eólica e armazenamento previstos até 2030.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.