Prémio Nobel da Economia entregue a trio de investigadores que explicou “como a inovação impulsiona o progresso”

“Isso tirou um grande número de pessoas da pobreza e lançou as bases da nossa prosperidade. Os laureados deste ano em ciências económicas, Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt, explicam como a inovação impulsiona o progresso”, apontou o comité do Nobel

Francisco Laranjeira
Outubro 13, 2025
11:04

O Prémio Nobel da Economia foi entregue esta segunda-feira a Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt. Oficialmente denominado Prémio do Banco da Suécia para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, o organismo destacou que “nos últimos dois séculos, pela primeira vez na história, o mundo testemunhou um crescimento económico sustentado”.

“Isso tirou um grande número de pessoas da pobreza e lançou as bases da nossa prosperidade. Os laureados deste ano em ciências económicas, Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt, explicam como a inovação impulsiona o progresso”, apontou o comité do Nobel.

Metade do prémio foi atribuída a Joel Mokyr, da Northwestern University, Evanston, EUA, “por ter identificado os pré-requisitos para um crescimento sustentado através do progresso tecnológico”, de acordo com o comité.

A outra metade foi partilhada por Philippe Aghion, do Collège de France e INSEAD, Paris, França, da London School of Economics and Political Science, Reino Unido, e Peter Howitt, da Brown University, Providence, EUA, “pela teoria do crescimento sustentado através da destruição criativa”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.