Lisboa vai receber, esta quinta-feira, o Digital Product Passport Summit, um encontro que pretende posicionar Portugal na liderança europeia da implementação do Passaporte Digital do Produto (DPP). O evento, que terá lugar no hotel Myriad by SANA Hotels, entre as 14 e as 17h30, reunirá empresas industriais, entidades públicas e parceiros tecnológicos num espaço dedicado à partilha de conhecimento, capacitação e demonstração prática de ferramentas digitais.
Um dos grandes destaques será o lançamento oficial de duas ferramentas pioneiras no contexto nacional. A primeira é a Plataforma Carbonatzero, concebida para calcular a pegada de carbono de organizações, com base em metodologias internacionalmente reconhecidas, como o GHG Protocol e a norma ISO 14067. A segunda é a Plataforma Digital para o Passaporte de Produto, a primeira solução nacional com aplicação multissetorial, desenvolvida em alinhamento com os requisitos da União Europeia, que se prepara para tornar obrigatória esta ferramenta em vários setores até 2030.
Promovido pela Aliados Consulting, através do GreenTech Lab, a testbed nacional para o desenvolvimento do Passaporte Digital do Produto, o evento contará ainda com a apresentação do GreenTech Lab e do próprio conceito de DPP, bem como dois painéis de debate dedicados ao Ecodesign e Inovação de Produto e à Medição e Comunicação do Impacto Ambiental. Os debates serão moderados pelo BCSD Portugal e contarão com a participação de representantes da Sonae MC, Silvex, Politécnico de Setúbal, Vigobloco, 3XP Global e IAPMEI.
De acordo com João Pedro Pinto, partner da Aliados Consulting, “o Digital Product Passport é um dos instrumentos mais transformadores da política europeia de sustentabilidade. Com estas ferramentas pioneiras, Portugal dá um passo decisivo para se posicionar como referência europeia na aplicação prática do PDP, apoiando as empresas a cumprir os requisitos europeus e a transformar desafios em oportunidades de inovação e competitividade”.
O Digital Product Passport Summit é dirigido a empresários, diretores de sustentabilidade, inovação e produto, bem como a gestores de transição ecológica e digital, entidades públicas, clusters, centros tecnológicos e imprensa especializada. Com uma lotação prevista de 70 participantes, o encontro terá lugar em formato presencial e inclui momentos de demonstração e interação entre os intervenientes.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, disponível aqui.
Passaporte digital do produto: um requisito obrigatório já em 2026
A obrigatoriedade do DPP a partir de 2026 representa uma mudança estrutural para todas as empresas que produzem bens na União Europeia. A partir do próximo ano e de forma progressiva será um requisito obrigatório em múltiplos setores: baterias, eletrónica, têxtil, mobiliário, químicos, construção, plásticos, metais, entre outros. Mais do que uma exigência regulatória, é um mecanismo que traz transparência, rastreabilidade e competitividade às cadeias de valor.
O tema ganhará destaque no Digital Product Passport Summit, onde serão apresentadas ferramentas concretas para apoiar as empresas na adaptação a este novo enquadramento europeu. Com um mercado cada vez mais regulado e exigente, o GreenTech Lab surge como uma solução estratégica para as empresas que querem antecipar mudanças, garantir conformidade e reforçar a sua posição competitiva.














