Marcando uma nova fase no desenvolvimento deste modelo elétrico e exuberante, os dois protótipos avançados realizaram as suas primeiras demonstrações públicas nos passados dias 5 e 6, em Calvi, na Córsega. Este evento, realizado antes do Rali Tour de Corse Histórico, coroou meses de ajustes e intensos esforços das equipas de engenharia da Alpine, responsáveis pelo desenvolvimento deste veículo excecional.
O Renault 5 Turbo 3E é o primeiro modelo na categoria de “mini-supercarros” elétricos. Com agilidade máxima, desempenho impressionante, capacidade de drift espetacular e emoções puras ao volante, celebra o espírito desportivo em formato compacto. Com 4,08 m de comprimento e 2,03 m de largura, apresenta uma proporção ideal de 2,01 entre comprimento e largura — uma homenagem direta ao ADN inovador e espírito competitivo dos seus antecessores.
“Os engenheiros raramente têm, ao longo das suas carreiras, a oportunidade de desenvolver um automóvel inovador e de alta performance como o Renault 5 Turbo 3E. Este modelo merece, sem dúvida, o título de ‘mini supercarro’. Inspirado nas tecnologias dos supercarros, foi criado para oferecer um desempenho excecional e um prazer de condução inesquecível”, salientou Philippe Varet, diretor de Inovações, Conceitos e Projetos da Alpine Cars.
“As primeiras voltas confirmaram as decisões técnicas tomadas: potentes motores elétricos integrados nas rodas, agilidade impressionante, aceleração de tirar o fôlego com uma relação peso/potência de 2,5 e uma distribuição de peso ideal de 43/57”, precisou o responsável. “Trabalhar neste projeto foi um enorme prazer, com desafios técnicos entusiasmantes como a nova plataforma em alumínio e carbono, a bateria inovadora e a superestrutura em carbono — tudo isto dentro de prazos extremamente apertados.”
Desenvolvido pela Alpine
O Renault 5 Turbo 3E foi desenvolvido pela Alpine sobre uma plataforma em alumínio especialmente concebida, reforçada com elementos em carbono — incluindo a secção superior do anteparo e parte do piso. Esta combinação proporciona rigidez e leveza ideais.
Os motores integrados nas rodas traseiras são a principal inovação, desenvolvendo 2 x 204 kW, equivalentes a 555 cv, com um binário de 4.800 Nm, disponível mais rapidamente do que num motor elétrico convencional. Cada roda traseira pode ser controlada de forma independente, otimizando a distribuição de binário e aumentando a agilidade e a performance. A tração é assegurada por suspensões dianteiras e traseiras de triângulos duplos.
Regresso a um local de glórias desportivas
Os protótipos do Renault 5 Turbo 3E realizaram demonstrações perante um público entusiasta no porto de Calvi e nos troços de Notre Dame de la Serra e Montegrosso. Para o evento, os protótipos exibiram duas decorações: uma preta, amarela e branca, em tributo ao Tour de Corse, e outra vermelha, azul e branca, em homenagem às cores do Maxi 5 Turbo de Jean Ragnotti, vencedor do Tour de Corse em 1985.
“Conduzir o Renault 5 Turbo 3E é uma experiência incrível! É realmente tudo o que se espera de um superdesportivo — uma verdadeira máquina de rali. Fiquei impressionado com a aceleração, que não perde intensidade com a velocidade, a travagem poderosa e precisa, e a facilidade com que permite drifts espetaculares mas controlados”, apontou Julien Saunier, piloto embaixador da Renault. “Foi uma condução muito divertida, repleta de novas sensações. E, ao mesmo tempo, estava nas cores do ‘Philips’ Maxi 5 Turbo de 1985, igual ao que estou a conduzir neste Tour de Corse histórico. É a nossa homenagem ao 40.º aniversário da vitória de Jean Ragnotti.”
Logo após as demonstrações, Julien voltou ao volante do seu Maxi 5 Turbo para participar nos troços sinuosos da Córsega. Vencedor da edição anterior, é um dos favoritos ao título da edição de 2025 do Historic Tour de Corse, que decorre até 11 de outubro.
Disponível para reserva
Esta nova etapa no desenvolvimento do Renault 5 Turbo 3E surge apenas sete meses após a sua revelação oficial. Grande parte das especificações já estão definidas e o processo de homologação encontra-se em curso.
Com uma superestrutura totalmente em carbono com menos de 100 kg, o modelo pesa menos de 1.450 kg e acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos. Com arquitetura 800v, bateria de 70 kWh e carregador CC até 330 kW, é capaz de carregar de 15% a 80% em apenas 15 minutos, oferecendo uma autonomia superior a 400 km (WLTP).
As reservas abriram a 22 de abril, com preços a partir de 155.000 € (IVA incluído), excluindo opções, acessórios e personalizações. O Renault 5 Turbo 3E estará disponível na Europa (incluindo o Reino Unido), Médio Oriente, Japão e Austrália.
Durante o processo de reserva, os clientes podem formalizar o processo num Concessionário da Rede Renault, efetuando um pagamento sinalizador de 50.000 €, garantindo prioridade na encomenda de uma das 1.980 unidades produzidas — número que homenageia o ano de lançamento do Renault 5 Turbo original (1980). Adicionalmente os clientes poderão escolher o número de edição limitada do seu Renault 5 Turbo 3E, como opção.
“Este projeto extraordinário gerou enorme entusiasmo, tanto internamente como junto do público — recebemos 500 reservas nos primeiros três dias”, indicou Michael Grosjean, Gestor de Projeto Renault 5 Turbo 3E. “Estas primeiras apresentações públicas marcam uma etapa simbólica, escolhendo o Tour de Corse e celebrando o 40º aniversário da vitória do Maxi 5 Turbo. Coincide também, quase ao dia, com o anúncio à imprensa do Renault 5 Turbo original, a 4 de outubro de 1978, antes do Salão Automóvel de Paris.
A próxima fase será apresentar aos clientes o nosso programa de personalização, que promete ser muito detalhado e altamente atrativo!”
Escolha de cores e personalização exclusiva
A fase de personalização está prevista para início de 2026.
Os clientes poderão configurar o seu automóvel com cores históricas dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 — como o amarelo, branco e preto do Renault 5 Turbo vencedor do Tour de Corse de 1982. Também poderão optar por um visual único de “gentleman driver”. Além disso, terão a oportunidade de reunir-se com os designers da Renault para criar a sua própria decoração interior e exterior, escolhendo cores e materiais para os bancos, painéis das portas, tablier, entre outros elementos — transformando o Renault 5 Turbo 3E num automóvel personalizado e verdadeiramente único.
Na primeira metade de 2027, os clientes poderão finalizar a configuração e efetuar a encomenda definitiva. O montante pago na reserva será deduzido ao preço final, dependendo da configuração escolhida. As primeiras entregas estão previstas para 2027*.



















