Débora Venâncio, Chief Data Officer da Allianz Portugal, foi distinguida como uma das 10 mulheres mais influentes do mundo na área da tecnologia em 2025, integrando a lista internacional “Visionary Women in Tech Shaping Innovation”, da ‘Women World Magazine’.
A lista deste ano tem como objetivo reforçar o papel das líderes que impulsionam a inovação nos setores digitais, desde a IA à cibersegurança, dados e transformação organizacional.
Segundo a organização, “as mulheres selecionadas partilham a mesma ambição: deixar uma marca significativa no setor tecnológico, com determinação, visão e impacto transformador”.
A nomeação resulta de um processo editorial que avalia impacto, inovação e liderança, com base em entrevistas, fontes corporativas e curadoria especializada, sendo uma oportunidade de dar visibilidade a mulheres que estão a redefinir o futuro do digital, através da tecnologia, visão estratégica e influência organizacional.
Percurso profissional na Allianz Portugal
Débora Venâncio integra a Allianz Portugal desde 2016 e ao longo dos últimos anos tem desenvolvido um percurso marcado pela inovação, pela gestão estratégica e pela transformação digital. Iniciou funções como Financial Analyst na área de Strategy Planning, assumindo responsabilidades no controlo de KPI e na definição estratégica da companhia. Em 2020 passou a desempenhar o cargo de Transformation Controller, liderando a análise financeira e a avaliação de benefícios e impactos dos principais projetos da Allianz.
Entre 2022 e 2023 exerceu funções como Management & Project Control Responsible, acumulando a gestão orçamental de IT e Operações e passando a liderar equipas multidisciplinares. Desde janeiro de 2024, ocupa o cargo de Chief Data Officer da Allianz Portugal, posição a partir da qual lidera as áreas de Data Governance, Data Modeling, Inteligência Artificial e gestão de Data Warehouse, reforçando a aposta da companhia na transformação dos dados em valor estratégico.
Ao longo da sua carreira, destacou-se ainda pela implementação de processos de BI/Analytics, pela definição de modelos de governação de dados e pela liderança de projetos de transformação organizacional, sempre com uma visão de crescimento, inovação e excelência.














