Portuguesa Logoplaste pode ser vendida por mais de 1,7 mil milhões de euros por fundo canadiano

Fundo de pensões canadiano detém 60% das ações da Logoplaste e selecionou bancos para o aconselhar sobre uma potencial venda de toda a empresa, indicou a ‘Bloomberg’

Executive Digest
Outubro 2, 2025
15:41

O conselho de administração do fundo ‘Ontario Teachers’ Pension Plan (OTTP)’ está a considerar a possibilidade de vender a sua participação na portuguesa Logoplaste, num negócio avaliado em mais de 1,7 mil milhões de euros, indicou esta quinta-feira a ‘Bloomberg’.

O fundo de pensões canadiano detém 60% das ações da Logoplaste e selecionou bancos para o aconselhar sobre uma potencial venda de toda a empresa, salientaram fontes da publicação, que pediram para não serem identificadas por discutirem informações privadas. A transação poderá estar concluída já em 2026, acrescentaram. As deliberações estão em curso e não há garantia de que levem a uma transação, reforçaram.

Os acionistas minoritários Filipe de Botton — presidente e fundador da empresa — e Alexandre Relvas, membro do conselho, podem exercer a sua opção de reinvestimento juntamente com qualquer novo comprador para manter a sua participação combinada de cerca de 40%: a dupla seguiu esta abordagem quando o Carlyle Group adquiriu uma participação maioritária em 2016 e novamente quando a OTPP investiu em 2021.

Fundada em 1976, o sucesso da Logoplaste advém do seu modelo “wall-to-wall”, que instala pequenas unidades fabris dentro das fábricas dos clientes para otimizar a produção, reduzir custos e melhorar as entregas. O fabricante português de embalagens opera atualmente mais de 60 fábricas em 17 países, fornecendo embalagens de plástico a grandes clientes, incluindo a Kraft Heinz Co., a Diageo Plc e a L’Oréal SA.

Embora a empresa não divulgue resultados financeiros, gera cerca de mil milhões de euros em receitas anuais, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

A Logoplaste foi avaliada em cerca de 1,4 mil milhões de euros, incluindo dívida, quando a OTPP comprou a participação maioritária da Carlyle em 2021. Na altura, a Logoplaste disse que a OTPP apoiaria a sua estratégia de investimento em inovação de produtos e sustentabilidade, além de ajudar a empresa a expandir-se geograficamente e nas suas ofertas de produtos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.